Economia

Decoração de Natal está sendo preparada pelos shoppings de BH

Aposta é de vendas superiores ao ano passado e para isso vários centros de compra apostam no sorteio de carros para conquistar o consumidor
Decoração de Natal está sendo preparada pelos shoppings de BH
Crédito: Divulgação/6Star

Os shoppings da capital mineira já estão se preparando para a data comemorativa mais importante do ano para o varejo: o Natal. E para criar o clima, já começaram a decorar os centros de compra, que neste ano contam com espaços instagramáveis. Boa parte dos malls vai iniciar a campanha para o Natal neste fim de semana com a chegada do Papai Noel.

A expectativa dos centros de compra é que as vendas deste ano sejam maiores na comparação com igual período de 2022. No Shopping Cidade, na região central de Belo Horizonte, por exemplo, a aposta é no crescimento de 25% na comercialização na comparação com o Natal passado.

E para incrementar as vendas, além do apelo emocional da data, os malls desenvolveram ações que contemplam sorteios, com destaque para os carros, bem como a tradicional a entrega de brindes mediante um determinado valor (compre e ganhe), em especial, de panetones.

A gerente de marketing do Shopping Cidade, Lucy Jardim, diz que a perspectiva de alta nas vendas tem relação com a antecipação da campanha neste ano, com ações programadas a partir do dia 16 de novembro. No ano passado, aconteceu em dezembro.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Além disso, ela aponta que o apelo emotivo da data, o crescimento do emprego e a redução do endividamento do consumidor devem colaborar com o desempenho das vendas voltadas para o Natal.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), confirmam o bom cenário para o emprego no Estado. Entre janeiro e setembro deste ano, Minas Gerais criou 183.414 vagas de trabalho com carteira assinada.

A perspectiva é que o Shopping Cidade tenha um aumento no fluxo de pessoas de 10% a 12%, com tíquete médio de R$ 500, valor da quantia de troca de cupons pra concorrer às promoções de compre e ganhe, que é um chocotone da Casa Bauducco, além do compre e concorra. O centro de compra vai sortear duas cozinhas planejadas Italínea, no valor de R$ 20 mil cada uma.

Para conseguir alcançar os resultados, o Cidade está investindo em ações voltadas para a data da ordem de R$ 1,5 milhão, valor 20% maior que o do ano passado.

A chegada do Papai Noel está prevista para o dia 5 de novembro, acompanhado por um cãozinho da raça golden, com o tema “A magia de estar em família”.

Assim como o Shopping Cidade, o Estação BH optou por iniciar as campanhas voltadas para o Natal mais cedo, ainda em novembro. O objetivo, segundo a gerente de marketing do mall, Letícia Amaral, é que o cliente que realiza compras durante a Black Friday possa ser contemplado. “Esperamos superar a data de 2022. O movimento já vem crescendo durante todo o ano”, diz.

No sábado (4), o centro de compras localizado na na região Norte da cidade vai inaugurar oficialmente sua decoração natalina com o tema o “Parque Encantado”, que terá brinquedos inspirados nos principais elementos de Natal.

A partir de 14 de novembro, a cada R$ 400 em compras o cliente concorre a um carro zero quilômetro. E a partir de 5 de dezembro esse mesmo valor em compras dá direito a um panetone Biscoitê. 

No Shopping Estação BH, decoração vai ser inaugurada oficialmente dia 4 | Crédito: Divulgação/Shopping Estação

Minas Shopping já está decorado e aposta em Nova York como tema

O Minas Shopping, na região Nordeste de Belo Horizonte, já se adiantou e inaugurou a decoração natalina, com temática inspirada em Nova York, no último sábado (28), com a apresentação do coral Black to Black, com um repertório de clássicos natalinos.

A decoração poderá ser vista até o dia 5 de janeiro de 2024. Também no dia 5 de novembro está programada a chegada do Papai Noel, que vai trocar o trenó e as renas pelo icônico táxi amarelo.

“Poucos destinos no mundo nos trazem uma sensação de familiaridade tão grande de Natal como Nova York. Tem uma atmosfera indescritível; a cidade respira o clima natalino. Estamos trazendo para Belo Horizonte um pouco desse espírito e da beleza do Natal de lá”, diz gerente de Marketing do Minas Shopping, Ana Paula Alkmim.

A campanha para a data inclui uma caixa de donuts da American Day e um número da sorte para concorrer a um Honda HR-V, a cada R$ 400 em compras. O valor do investimento das ações para a data não foi divulgado.

Ana Paula Alkmim diz que as expectativas para este ano são muito boas e superiores às do ano passado, quando houve Copa do Mundo. “Neste ano, desenvolvemos muitos eventos, que atraem fluxo de clientes, além de lançar uma promoção bem robusta composta por sorteio de carro e ação de compre e ganhe”, ressalta.

Doce Natal

Outro centro de compras com projeção positiva é o Del Rey, na região Noroeste da capital mineira. “Nossa expectativa é sempre positiva. O Natal é a data mais aguardada pelo varejo e alcança vários segmentos”, diz a gerente de marketing, Juliana Isabel.

A inauguração do Natal está prevista para sábado (4) com a chegada do Papai Noel e o tema da decoração natalina é “Um Doce Natal”. “Nossa decoração interna traz o universo lúdico do Natal aliado à memória afetiva da infância, com muitos elementos de gigantismo e detalhes bem elaborados inspirados em doces tradicionais”, conta.

Entre os destaques da decoração está uma árvore de 10 metros, que tem um cenário instagramável no interior, uma pelúcia gigante, também com quase 10 metros, além de um carrossel.

A promoção do Del Rey tem duas etapas. A primeira envolve o sorteio de um Jeep Compass. A ação é uma parceria com a Roma Jeep. Para concorrer ao prêmio, o cliente deve somar R$ 500 em compras no shopping, entre os dias 14 de novembro a 31 de dezembro. No dia 5 de dezembro começa a promoção de compre e ganhe. O cliente que comprar R$ 500 no shopping concorre ao carro e leva um panetone da Biscoitê.

Mickey

A gerente de marketing do Boulevard Shopping, Nadinne Matos, frisa que o Natal é a data mais importante do comércio e, por isso, o centro de compras da região Leste prepara ações exclusivas para a data. “As expectativas são boas para este ano e apostamos em uma decoração licenciada da Disney, com destaque para o personagem Mickey Mouse”, conta.

 A inauguração da decoração será no dia 15 de novembro e o investimento, conforme ela, foi maior do que o ano passado. “Esperamos superar o fluxo de pessoas e as vendas do shopping em relação a 2022”, diz.

Entre as estratégias está a ação compre e ganhe. A cada R$500 em compras nas lojas participantes, o cliente leva um panetone Chocolat Du Jour. Além disso, recebe um número da sorte para concorrer a um carro GWM Haval H6.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas