Economia

Delta Forum discute cidades do futuro em Belo Horizonte

Controle das contas públicas, investimentos, desburocratização e inovação estão entre assuntos que serão debatidos
Delta Forum discute cidades do futuro em Belo Horizonte
Abertura foi marcada pela assinatura de três Acordos de Cooperação Técnica e um Protocolo de Intenções que vão impactar empreendedores e pequenos negócios Crédito: Jose Sena dos Santos Junior

Termina, hoje (23), o Seminário Internacional do Delta Forum 2023, promovido pelo Sebrae Minas, com o tema “Cidades melhores para as pessoas; pessoas melhores para as cidades”. Cerca de 1500 participantes discutiram ao longo de três dias o futuro das cidades, desburocratização e negócios, inovação, marca territorial, educação empreendedora, sustentabilidade e liderança, entre outros temas.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, o evento permite que gestores e empresários possam se capacitar e construir relacionamentos em benefício da geração de emprego e renda nos municípios.

“Nosso propósito é impulsionar o empreendedorismo para impulsionar vidas. No Delta Forum temos discussões de exemplos de cidades pelo mundo que atraem investimentos e facilitam a vida dos empresários, para que eles ajudem no desenvolvimento econômico. É um momento de reconhecer esses exemplos e aplicá-los no futuro”, explicou Silva.

Durante a abertura foram assinados acordos de cooperação entre o Sebrae Minas e diferentes secretarias e empresas do Estado.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O primeiro Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado foi entre o Sebrae Minas e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico, para a realização do programa Cidades do Futuro, que visa trazer inteligência, tecnologia e inovação para as cidades.

“Sabemos que o acesso ao serviço público ainda é difícil e burocrático. Isso precisa mudar: precisamos aprender, viver e inovar os processos de gestão para acelerarmos o crescimento das cidades. O objetivo é compartilhar boas práticas com todos os municípios mineiros”, ressaltou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Guilherme da Cunha.

Outra parceria firmada foi entre o Sebrae Minas e o Banco do Nordeste (BNB), com o objetivo de promover ações para facilitar o acesso dos pequenos negócios ao crédito. O superintendente estadual do BNB, Wesley Maciel, destacou a importância do acordo para levar crédito aos pequenos empreendedores da área mineira da superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que recentemente incluiu a região do Vale do Rio Doce e totaliza 337 cidades.

“Esse acordo é histórico para levar capacitação e investimento aos micro e pequenos empreendedores. A parceria com o Sebrae veio em excelente momento porque podemos somar forças e chegar aos empreendedores levando as oportunidades em crédito. Só no Crediamigo aqui em Minas Gerais já desembolsamos mais de R$ 500 milhões em 2003, mais de 100 mil empreendedores foram atendidos ”, afirmou Maciel.

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) também firmou um acordo para fortalecer o mercado do gás natural no Centro-Oeste do Estado. Segundo o  diretor-presidente da Gasmig, Gilberto Moura Vale Filho, depois de muito tempo sem investir maciçamente na expansão de sua rede, a companhia está implantando um projeto de R$ 780 milhões que visa atender oito municípios da região.

“Essa parceria é significativa e inédita em nossa companhia. Ela visa promover um mercado tão importante por meio do incentivo ao empreendedorismo. Com isso, podemos catalisar o desenvolvimento econômico na região”, observou Vale Filho.

Empreendedorismo local pode levar cidades ao futuro

Durante o Seminário Internacional do Delta Forum 2023 foi firmado um protocolo de Intenções entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para atuação no projeto Comunidades Empreendedoras, que visa apoiar empreendedores das vilas e favelas de Minas Gerais.

De acordo com a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, além de capacitar os donos de pequenos negócios, a iniciativa prevê investimentos para identificar as oportunidades existentes na periferia.

“Nossa missão conjunta é trabalhar para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. Muitas delas têm o sonho de empreender, mas não contam com condições favoráveis. Vamos buscar, juntos, essas qualificações para romper com o ciclo da pobreza”, explicou Elizabeth Jucá.

Presente na abertura do Delta Forum, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, exaltou o trabalho desenvolvido pelo Sebrae Minas em todas as regiões do Estado e a importância do Delta Forum para levar inovação para a administração pública e, consequentemente, desenvolvimento socioeconômico para as cidades. 

“O Sebrae é tão presente na vida de Minas Gerais que, por vezes, o confundimos como parte da própria administração pública por sua atuação e capilaridade. Esse evento mostra o papel da inovação nesse cenário. Percebemos os prefeitos muito empolgados com essa discussão do cenário de inovação para que o ambiente de produção e de geração de empregos possa continuar crescendo em Minas Gerais”, afirmou Simões. 

Programação do Delta Forum revela boa iniciativas em cidades pelo mundo

Ontem, entre diferentes painéis e mesas, o Seminário Internacional tratou temas como as tendências e desafios para o futuro das cidades a partir de uma das grandes habilidades humanas: a capacidade de imaginar e sonhar. Já o painel Cidades inteligentes: negócios e oportunidades para todos”, contou com a participação do vice-prefeito de Tartu – segunda maior cidade da Estônia e referência mundial em cidades inteligentes – Raimond Tamm, com exemplos de iniciativas bem-sucedidas de desburocratização e melhoria do ambiente de negócios em Tartu.

No período da tarde, uma das palestras de destaque do Delta Forum foi “A marca da sua cidade: valor e identidade”, com o especialista em country branding e nation branding, José Filipe Torres. Ele vai falar sobre tendências e boas práticas mundiais em estratégias de place branding. Especialistas e convidados apresentarão estratégias e casos de sucesso nacionais.

Já o painel “Cidades que educam: educação e futuro” reuniu o secretário de Educação em Cruz (CE), Raí Motta, e o ex-secretário de Educação do Ceará e atual gestor da área de formação de lideranças educacionais do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, Roger Vasconcelos Mendes. Eles abordaram a importância de os municípios investirem em modelos de educação transformadora, que ampliem o horizonte profissional dos jovens.

A programação do Seminário Internacional foi encerrada com a palestra “Do sonho à realidade: a construção do legado”, com o economista, professor e autor, Eduardo Gianetti. A palestra falou do papel dos líderes na análise de ambientes e na articulação de ações que favoreçam as boas ideias e a transformação econômica e social das cidades.

As palestras e painéis de hoje (23) com proposta para cidades melhores estão divididas em blocos temáticos:

  • CIDADES MELHORES PARA INVESTIR: como atrair investimentos para construir futuros melhores
    Compreender os fatores que tornam um município atraente para empresas é essencial para o desenvolvimento econômico e sustentável. A parceria entre o Sebrae Minas e a Invest Minas oferece às prefeituras mineiras a oportunidade de se conectar com especialistas, líderes do setor e empresas de sucesso, explorando estratégias e insights valiosos para atrair e captar investimentos em seus territórios.
  • CIDADES MELHORES PARA COOPERAR: como as cooperativas de crédito geram impacto no desenvolvimento econômico local
    Reter riqueza no município é um dos caminhos para que o desenvolvimento econômico aconteça. A parceria entre prefeituras e cooperativas de crédito tem se mostrado um bom caminho para a geração de recursos, empregos, renda e fixação de riquezas nos municípios. O seminário será um espaço para disseminar iniciativas e trocar ideias sobre as oportunidades para impulsionar essas relações.
  • CIDADES MELHORES PARA EMPREENDER: como gerar oportunidades pela simplificação dos processos e formalização das empresas
    Desenvolver e melhorar o ambiente de negócios é fundamental para ampliar os investimentos, impulsionar as atividades econômicas e a geração de empregos e renda nos municípios. Este painel vai reunir representantes da Receita Federal e da Jucemg e apresentar um case de sucesso de Maceió (AL).
  • CIDADES MELHORES PARA EMPREENDER: cidadania em movimento
    O projeto Cidadania em Movimento, da Receita Federal, visa a melhoria e o crescimento do ambiente de negócio, por meio de um conjunto de produtos e serviços disponibilizados aos municípios. Esta palestra vai abordar como o projeto funciona e de que forma pode contribuir com o desenvolvimento econômico, social e sustentável do município.
  • CIDADES MELHORES PARA VISITAR: turismo, gastronomia e mercados municipais como estratégia para o desenvolvimento econômico dos territórios
    O Sebrae Minas apoia os municípios com estratégias para estimular o desenvolvimento econômico local com foco na capacitação e promoção do Turismo, Gastronomia e Mercados Municipais. Neste painel, os participantes vão conhecer essa abordagem integrada, exemplos bem-sucedidos e como podem contar com o Sebrae na execução dessas estratégias.
  • CIDADES MELHORES PARA EDUCAR: educação empreendedora para transformar os territórios
  • 3° SEMINÁRIO ESTADUAL DE RECONVERSÃO PRODUTIVA EM TERRITÓRIOS MINERADOS
    Uma economia pujante e diversificada é um importante fator para potencializar o desenvolvimento econômico sustentável dos municípios. Neste seminário, municípios que têm forte dependência da atividade mineral debaterão e trocarão experiências com especialistas e lideranças que estão vivenciando a jornada da dinamização econômica de seus territórios.
  • CIDADES MELHORES PARA INOVAR: como transformar nosso município em um território inovador
    Estimular o desenvolvimento e o aprimoramento dos mecanismos de inovação nos territórios é fundamental para o surgimento e a consolidação de empresas de base tecnológica. Serão apresentadas iniciativas para apoiar os municípios na criação de ambientes favoráveis à expansão de negócios inovadores.
  • CIDADES MELHORES PARA TRANSFORMAR: a gestão da água para o desenvolvimento sustentável dos territórios
    Neste painel, os participantes vão conhecer experiências de territórios que implementaram o Programa Restaurar do Sebrae Minas. E entender como a iniciativa pode contribuir para a atração de recursos, engajamento da população em torno de ações de produção de água, recuperação ambiental de áreas, uso racional dos recursos hídricos e alavancagem do desenvolvimento de forma sustentável.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas