Economia

Demanda impulsiona setor de máquinas e equipamentos em Minas Gerais

Expectativa é é que setor encerre 2023 em alta
Demanda impulsiona setor de máquinas e equipamentos em Minas Gerais
Fiemg aponta desempenho do setor superando o nacional | Crédito: Alisson J. Silva

Em Minas Gerais, o setor de máquinas e equipamentos deve encerrar 2023 em crescimento. A estimativa de resultados favoráveis se deve à boa demanda vinda de importantes setores, como construção civil, agronegócio, metalurgia e siderurgia.

Conforme o levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o desempenho visto no Estado supera, em muito, o nacional. Os dados mostram que o setor de máquinas e equipamentos em Minas apresentou alta de 11,3% na atividade até setembro. Assim, a estimativa é encerrar 2023 com crescimento sobre o ano passado, quando o setor amargou queda de 1,4%.

A alta que vem sendo registrada no Estado é resultado da maior fabricação de motoniveladoras para construção civil e de máquinas e aparelhos para irrigação. Alta também na produção de peças de máquinas para metalurgia e fundição. Assim, a demanda maior favoreceu o resultado positivo do setor no Estado.

Brasil

Ao contrário de Minas Gerais, conforme a Fiemg, o setor de máquinas e equipamentos no Brasil deve registrar redução em 2023. Caso o desempenho seja negativo, será o segundo ano consecutivo de queda na produção e na demanda nacional.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Fatores como a acomodação dos investimentos no setor agrícola, as taxas de juros ainda em patamares elevados e, por consequência, a desaceleração da atividade econômica, reduziram a procura por bens de capital em nível nacional. 

Segundo a entidade, devido aos fatos citados, a produção brasileira do setor recuou 6,9% de janeiro a setembro ante igual período de 2022, justificada pela menor produção de escavadeiras, tratores agrícolas e máquinas para usos industriais.

Com a menor demanda interna, as empresas do setor estão exportando mais. Os embarques de máquinas e equipamentos, no Brasil, acumularam, de janeiro a outubro de 2023, aumento de 10,9% em quantidade e de 18,7% em valor na comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Queda dos juros e PAC favorecerão o setor de máquinas e equipamentos em Minas Gerais

Para 2024, as expectativas da Fiemg são positivas. O setor deve continuar a crescer em Minas e é esperada recuperação da atividade também a nível nacional. Para a entidade, vários fatores podem colaborar para um desempenho melhor em 2024. Entre eles, estão a redução da taxa básica de juros e a sinalização do governo de adotar a política de depreciação acelerada de bens de capital.

Além disso, o novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do governo federal também deve contribuir para a maior aquisição de máquinas. Os investimentos públicos e da iniciativa privada no PAC podem chegar a R$ 1,7 trilhão até 2027,

Por outro lado, os custos de financiamento no campo – ainda em patamar elevado – podem impactar negativamente a demanda por implementos agrícolas.

Em Minas Gerais, a atividade deve apresentar um novo crescimento no próximo ano. Na esteira do bom desempenho da atividade no Estado – a despeito da menor atividade no País –, empresas do setor anunciaram investimentos para aumento de produção em Minas Gerais nos próximos anos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas