Carrinho mais cheio: demanda nos supermercados acumula crescimento em Minas

Em expansão, o setor de supermercados acumulou crescimento de aproximadamente 3% entre janeiro e agosto de 2025, em Minas Gerais. O cenário favorável ao consumo de alimentos sugere que os lares seguem com capacidade de gasto, mesmo em um ambiente ainda marcado por incertezas econômicas.
Em agosto, em relação a julho, o mercado supermercadista registrou expansão de 2,25%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve aumento de 3,27%. Os dados constam no Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis).
De acordo com o presidente executivo da Amis, Antônio Claret Nametala, o resultado favorável para os supermercados é reflexo do atual ambiente econômico em Minas Gerais. “Como setor essencial, os supermercados são sempre um termômetro do comportamento do consumidor quanto à variação positiva da renda”, explica.
O resultado do consumo dos lares mineiros em agosto foi o terceiro melhor do ano, atrás apenas de março (9,36%) e julho (3,18%). O período, segundo Claret, é marcado pelo retorno das férias de muitas famílias, o que, consequentemente, aumenta as compras tanto em volume quanto em diversificação dos itens. “Normalmente, nesse período temos um aumento da compra de reabastecimento dos lares, com o carrinho mais cheio e com mais categorias de produtos”, acrescenta.
No recorte regional, o levantamento indica que a região Central obteve o melhor desempenho, com crescimento de 3,18% em agosto, em relação a julho. O menor resultado para os supermercados foi verificado no Sul de Minas Gerais, com avanço de 2,06%.
Segundo o dirigente, o desempenho varia entre as regiões e reflete, em grande parte, fatores sazonais. Na região Central, onde se concentram grandes cidades como Belo Horizonte, o consumo foi impulsionado pelo período pós-férias, já que muitas famílias retornaram de viagem. Já no Sul de Minas, que costuma receber esses turistas, a movimentação ocorre durante as férias, com maior demanda registrada em períodos anteriores.
Supermercados se mostram como um setor de estabilidade e resiliência no território mineiro
O economista e docente do Centro Universitário Uni-BH, Fernando Sette Júnior, avalia que os dados indicam que a economia mineira atravessa um momento de “relativa resiliência” do consumo das famílias. “Notamos que os lares mantêm capacidade de gasto, mesmo em um ambiente ainda marcado por incertezas macroeconômicas nacionais e internacionais.”
Para Sette Júnior, o fato de o resultado já estar deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostra que não se trata de um mero repasse inflacionário, mas de crescimento real da demanda. “Esse comportamento reforça a importância do setor supermercadista como termômetro da economia doméstica, dado que os supermercados concentram bens essenciais e funcionam como canal de primeira necessidade para o consumidor”, acrescenta.
O resultado positivo acumulado até agosto indica um crescimento sustentado e estável dos supermercados em Minas Gerais, fator considerado positivo diante de uma atividade que depende fortemente da renda e da confiança do consumidor. Para o economista, em um contexto em que outras áreas do varejo enfrentam oscilações, os supermercados se mostram como setor de estabilidade e resiliência em Minas Gerais.
Setor projeta terminar 2025 com crescimento acima dos 3,3% estabelecidos
Para o último trimestre do ano, a expectativa é de aceleração do consumo, já que novembro e dezembro são marcados por datas como Black Friday e Natal, além do pagamento do 13º salário. “Esses fatores devem impulsionar não apenas os volumes, mas também o tíquete médio, beneficiando especialmente os supermercados de maior porte e redes regionais bem estruturadas”, conclui Sette Júnior.
Tradicionalmente, o executivo da Amis destaca que o segundo semestre sempre registra desempenho superior ao primeiro, fator que deve permanecer em 2025. Em relação ao último trimestre, a expectativa segue otimista. “Tenho certeza de que terminaremos 2025 com crescimento acima dos 3,3% estabelecidos no início do ano”, pontua Claret.
Para o setor de supermercados, outubro é um dos principais meses do ano para negociações em Minas Gerais. Entre os dias 21 e 23, será realizada a edição comemorativa de 40 anos da Superminas, no Expominas, em Belo Horizonte.
O evento é considerado a maior reunião empresarial do setor de supermercados de Minas Gerais e o segundo maior do segmento em todo o País. No ano passado, a Superminas movimentou cerca de R$ 2,75 bilhões em negócios, com a participação de 594 expositores e patrocinadores e um público recorde de 61,3 mil visitantes.
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