DER-MG fará mapeamento das rodovias estaduais

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) vai realizar, a partir de abril, o diagnóstico das rodovias estaduais através do registro de imagens. Utilizando tecnologias avançadas para o mapeamento, os dados serão mais precisos e utilizados como base para a realização de projetos e investimentos nos ativos rodoviários sob gestão do Governo de Minas. O contrato terá vigência de 30 meses e o investimento será de R$ 12,6 milhões.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Fernando Marcato, a ordem de início do contrato foi dada na última semana e a previsão é iniciar o mapeamento nos primeiros dias de abril.
“Durante um ano, os 26 mil quilômetros da malha rodoviária do Estado serão escaneados. São carros equipados com escaneamento a laser e que vão escanear toda a malha rodoviária. Esta é a primeira vez que vamos fazer em Minas Gerais”. Marcato explica que o método é uma evolução importante para o Estado, já que será justo e mostrará as reais necessidades das rodovias de Minas, servindo de base para o planejamento e execução dos serviços.
“Hoje, o diagnóstico da malha rodoviária é feito por funcionário e sempre tem algum critério que pode ser subjetivo. Com o escaneamento, teremos toda a malha escaneada. A grande vantagem disso é priorizar investimentos e investir de forma eficiente. Vamos poder cruzar as informações de radar e volume de tráfego. Então, vamos pegar as vias com maior tráfego e em pior estado e priorizar os investimentos caso os recursos não sejam suficientes para resolver todas”, disse.
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Ainda segundo Marcato, a priorização feita de forma racional e eficiente com o uso dos dados também vai evitar critérios políticos para a recuperação das rodovias e atender a todo o Estado.
Segundo dados do Governo de Minas, com o escaneamento será possível medir com precisão a qualidade do pavimento e dos demais elementos rodoviários como placas, pontes, viadutos, dispositivos de drenagem, dentre outros. Está prevista uma ação piloto para o escaneamento a laser de aproximadamente 600 quilômetros de rodovias. Segundo Marcato, este piloto será realizado em rodovias onde há maior fluxo.
“Vamos trazer tecnologia e a valorização dos funcionários do DER-MG – com a discussão de um plano de carreira. Teremos um órgão de pensamento estratégico. Hoje a vocação de um órgão como o DER não é mais ficar passando patrola, isso se constata. Precisamos de um órgão pensando em políticas públicas”.
Começando o escaneamento, segundo Marcato, o Estado tem recursos provenientes do acordo com a Vale – do crime ambiental cometido em Brumadinho – para investir na recuperação da malha.
“Dentro dos critérios técnicos e conforme a necessidade, vamos utilizar estes recursos do acordo de Brumadinho para executar os serviços. A partir do escaneamento, qualquer recurso que entre no Estado e que seja voltado para a recuperação das rodovias será aplicado conforme os estudos apontarem”, disse. Apesar de ser a primeira vez em Minas, a tecnologia de escaneamento já é usada em grande escala no estado de São Paulo, e, segundo Marcato, os resultados têm sido positivos.
Outra vantagem do mapeamento é a possibilidade de fazer planejamento preventivo. Além disso, em casos de danos provocados por eventos climáticos, por já ter o espaço escaneado, a execução das obras de recuperação será acelerada. “Hoje, para fazer um recapeamento, é preciso de um projeto, ainda que simples. No contrato, já teremos a malha escaneada, então, para fazer projeto de recuperação vou ganhar tempo e agilizar as intervenções”.
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