Desabastecimento de peças nas montadoras reduz vendas de veículos

A falta de semicondutores, componentes e insumos no mercado mundial já prejudica as vendas de veículos novos em Minas Gerais e no País. Com o desabastecimento, as montadoras não estão conseguindo entregar volumes adequados à demanda.
Em agosto, foi registrada queda de 3,09% no emplacamento de veículos de todas as categorias no Estado quando comparado com julho. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no País, considerando os emplacamentos de todos os segmentos automotivos, a queda chegou a 4,97%.
Apesar do resultado mensal negativo, nos acumulado dos primeiros oito meses do ano, as vendas cresceram 32,66%, com o emplacamento de 372.568 unidades em Minas. Conforme a Fenabrave, em agosto, foram emplacados, no Estado, 47.335 veículos, ante 48.842 registrados em julho, o que representa uma queda de 3,09%.
Foi verificada retração em todos os segmentos pesquisados. Em automóveis e comerciais leves as vendas do Estado caíram 0,73% somando 35.693 veículos. Houve queda também em ônibus e caminhões, 0,90%, em motos, 8,17%, implementos rodoviários, 23,02%, e em outros, 24,23%.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Em nível nacional, os emplacamentos apresentaram retração de 4,97%, na comparação com julho, somando 294.086 unidades, ante as 309.479 registradas no sétimo mês de 2021.
A retração, segundo a Fenabrave, ocorre em função da falta de insumos e componentes na indústria, que impede a regularização da produção em todos os segmentos.
“O ritmo dos emplacamentos está sendo ditado pela capacidade de entrega das montadoras, que ainda sofrem com a escassez, especialmente, de semicondutores”, explicou, em nota, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior. Ainda segundo ele, a situação deve ser normalizada somente em 2022.
Apesar do resultado negativo frente a julho, nos primeiros oito meses do ano, as vendas de veículos novos em Minas avançaram 32,66% e já somam 372.568 unidades. O emplacamento de caminhões e ônibus cresceu 45,69%. Ao todo, os emplacamentos do segmento chegaram a 12.331 unidades no Estado, frente às 8.464 unidades registradas entre janeiro e agosto de 2020.
No segmento de auto e comercial leves, o incremento foi de 34,72% com o emplacamento de 284.3961 unidades. Conforme os dados, somente em agosto, foram emplacados, no Estado, 47.335 veículos, ante 43.684 registrados no mesmo período do ano passado, o que representa um avanço de 8,36%. As vendas de comerciais leves e auto cresceram 9,04% frente a agosto do ano anterior. Em caminhões e ônibus o avanço ficou em 67,45%.
Capital mineira
Em Belo Horizonte, a venda de veículos novos também caiu frente a julho. No oitavo mês do ano, foram emplacados 29.347 veículos, queda de 1,9%. Porém, no acumulado do ano, os resultados são positivos. Ao todo, foram emplacadas, até agosto, 231.406 unidades, aumento de 39,11%. Frente a agosto de 2020, o emplacamento cresceu 11,44%.
Em agosto, no segmento de auto e comercial leve foram vendidas 27.309 unidades novas, queda de 1,72% se comparado com julho (27.788) e alta de 11,5% frente a agosto de 2020 (24.493). Com o resultado, no acumulado do ano até o oitavo mês, as vendas de auto e comercial leves somam 216.890 unidades, variação positiva de 39,61%.
Na capital mineira, no segmento de caminhão e ônibus foi registrada alta de 340% em agosto, frente a igual mês do ano passado, com 524 unidades emplacadas. O volume aumentou para 2.811 veículos do segmento emplacados no acumulado dos primeiros oito meses de 2021, variação positiva de 95,89%.Na comparação com julho, o incremento ficou em 17,75%.
Ouça a rádio de Minas