Economia

Com impacto de carros 1.0, vendas de veículos novos avançam 13,5% em Minas

Em julho, Fenabrave aponta que bom desempenho em MG pode vir de programa do governo federal
Com impacto de carros 1.0, vendas de veículos novos avançam 13,5% em Minas
No Estado, foram emplacados 65.577 veículos no mês de julho | Foto: Reprodução Adobe Stock / Kadmy

Impulsionada por carros 1.0, a venda de veículos novos em Minas Gerais registrou alta de 13,5% em julho. Ao todo, o Estado emplacou 65.577 veículos no mês: 7,8 mil unidades a mais que no mesmo período de 2024, conforme aponta o levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Dentre os maiores avanços estão a comercialização de motos (+28,9%) e automóveis (+18,97%). Somados, os segmentos comercializaram 52.235 unidades no mês e revelam uma retomada consistente da demanda dos meios de transporte mais utilizados pelos brasileiros.

Em contrapartida, os emplacamentos de ônibus (-23,1%) e implementos rodoviários (-30,2%) registraram as maiores quedas para veículos em Minas Gerais. A medida vai ao encontro da desaceleração de investimentos em transporte coletivo e logística pesada, reflexo das incertezas econômicas e da cautela por parte das empresas diante atual cenário macroeconômico.

No País, os emplacamentos de veículos somaram 458.055 unidades em julho deste ano, uma alta de 9,13% na comparação o mesmo período do ano passado e de 11,55% em relação a junho deste ano. No total, o setor acumula 2,7 milhões de emplacamentos no ano, crescimento de 7,33% sobre o mesmo período de 2024.

De acordo com o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, o bom desempenho no período pode ser fruto da estreia do Programa Carro Sustentável, que entrou em vigor no dia 10 de julho. A iniciativa do governo federal reduziu a carga tributária de automóveis mais eficientes e acessíveis, como os modelos 1.0, antecipando decisões de compra dos consumidores.

“A nova política de IPI para automóveis impactou os preços dos veículos de entrada, o que estimulou a demanda já no mês da sua implementação e deve refletir nos emplacamentos do restante do ano”, destaca o dirigente.

Segundo ele, a partir da medida, os emplacamentos dos automóveis de entrada das marcas participantes do Programa Carro Sustentável aumentaram 11,35% em julho sobre julho do ano passado. Em julho de 2024, os modelos das cinco marcas participantes (GM Chevrolet, Stellantis, Hyundai, Volkswagen e Renault) incluídos no Programa, somaram 85.588 emplacamentos e, após o decreto, os emplacamentos desses modelos totalizaram 95.305 unidades.

A medida reforça o cenário positivo do segmento nos últimos meses, que passa por um ambiente de crédito mais estável para a maior parte dos segmentos. “Além disso, o mês de julho teve três dias úteis a mais do que junho, o que ajuda a explicar parte da alta mensal”, finaliza o dirigente.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas