Economia

DHL Supply Chain inaugura CD com foco em e-commerce em Extrema

Novo Centro de Distribuição tem 2 mil m², mas pode chegar a 5 mil m² no futuro
DHL Supply Chain inaugura CD com foco em e-commerce em Extrema
FOTO: DHL Supply Chain/ Divulgação

A DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, anuncia a inauguração de um novo Centro de Distribuição (CD) focado em e-commerce em Extrema, no Sul de Minas Gerais. Com o novo espaço, a empresa tem expectativa que haja maior sinergia para logística de mercados como tecnologia, moda, materiais esportivos e bens de consumo.

O novo Centro de Distribuição tem 2mil m², mas pode chegar a 5mil m² no futuro. É o primeiro CD da empresa na região especializado em e-commerce. A DHL Supply Chain já dispõe de três infraestruturas logísticas em Extrema, sendo que uma é um campus com mais de 120mil m² que abriga vários centros logísticos. A nova operação deverá gerar até o fim do ano 50 postos de trabalho.

Segundo o diretor de operações de retail & e-commerce da DHL Supply Chain, José Mattos Alvarado, a principal vantagem no novo CD está na questão operacional. “Vamos dispor de uma área, time, processos e tecnologia especializadas para a logística do e-commerce, o que traz benefícios como ganhos de escala, maior agilidade, compartilhamento de custos, solidez na movimentação da carga e menor investimento inicial para início da operação logística”.

Modelo de armazenagem compartilhada reduz custos

A nova estrutura faz parte do programa de expansão do DHL Fulfillment Network (DFN), solução compartilhada de armazenagem, distribuição e logística reversa para e-commerce, que já dispõe de um processo logístico dedicado na Grande São Paulo. Fulfillment é um conceito de economia compartilhada, no qual os clientes pagam apenas pelo que usam, um modelo 100% transacional.

DHL Supply Chain CD e-commerce
FOTO: DHL Supply Chain/ Divulgação

Com esse modelo, em momentos de alta de demanda os clientes conseguem ter um custo logístico menor e, em momentos em que necessitam espaço adicional e capacidade operacional, atender essa demanda sem investimentos prévios adicionais.

De acordo com diretor de operações, José Mattos Alvarado, “os clientes conseguem também centralizar 100% do seu inventário em um único lugar e atender diferentes canais de vendas, sejam eles B2C (marketplace direto ao consumidor, armazém próprio e outros) ou B2B (abastecimento dos fulfillment dos marketplaces, abastecimento de lojas e venda para distribuidores) e tudo isso com visibilidade em tempo real do estoque e da distribuição”.

Leia também: Mars inaugura Centro de Distribuição em Extrema com aporte de R$ 30 milhões

Clientes

O novo CD tem capacidade de atender uma ampla gama de clientes na área de e-commerce. “Temos potencial de atender também marketplaces pequenos e médios e apoiar os grandes. Atualmente, o CD de e-commerce já opera com três clientes, dois deles de eletro/eletrônicos e um do setor de moda”, afirma José Mattos.

Novos investimentos

A cidade de Extrema e Minas Gerais são uma parte importante dos planos da DHL Supply Chain. De acordo com o diretor de operações, novas iniciativas na cidade estão em estudo, além de melhorias no campus atual, a fim de suportar a demanda de clientes atuais e futuros.

Atualmente a companhia conta um CD, com o modelo fulfillment, de 8mil m² em Barueri (SP). Com a consolidação da operação de Extrema, estuda novas expansões para pontos estratégicos do Norte e Nordeste em 2025.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas