Belo Horizonte ganha Dia Municipal do Cooperativismo com sanção de nova lei; veja a data

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), sancionou a Lei nº 11.893/2025, para criar o Dia Municipal do Cooperativismo, que será celebrado em 4 de julho. A data coincide com o período em que é realizado, mundialmente, o Dia Internacional das Cooperativas, no primeiro sábado do mesmo mês.
Na capital mineira, o cooperativismo movimenta R$ 26,6 bilhões por ano, o equivalente a quase 10% do PIB local. O setor reúne 141 cooperativas, que somam 546,4 mil pessoas diretamente ligadas ao modelo, o que equivale a 22,7% da população da cidade, e geram mais de 9 mil empregos.
Para o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Sistema Ocemg), Ronaldo Scucato, a sanção da lei amplia a visibilidade do segmento. “Ter um dia oficial no calendário é dar visibilidade ao cooperativismo, setor estratégico, que move Belo Horizonte e contribui para o desenvolvimento não só da Capital, mas de todo o nosso Estado”, afirmou.
Movimento mundial de valorização do cooperativismo
A iniciativa foi proposta pelo vereador Maninho Félix (PSD), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Belo Horizonte (Frencoop-BH), composta por oito vereadores. Segundo ele, a criação da data fortalece a relação entre setor, sociedade e poder público. “É também um convite para a população conhecer e valorizar ainda mais esse modelo que transforma vidas, criando um espaço permanente de diálogo”, disse.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A instituição do Dia Municipal do Cooperativismo em Belo Horizonte integra um movimento nacional de valorização do setor, em sintonia com a decisão da Organização das Nações Unidas de declarar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas.
Em Minas Gerais, o cooperativismo representa 14,9% do PIB estadual, com movimentação de R$ 157,8 bilhões. São 800 cooperativas ativas, que reúnem 3,7 milhões de associados, geram 61,3 mil empregos e alcançam direta ou indiretamente 14,8 milhões de pessoas, mais da metade da população do Estado.
Ouça a rádio de Minas