Economia

Dia das Crianças em BH: consumidor deve desembolsar 57% mais e priorizar compra à vista

Levantamento indica que a maioria vai pagar à vista e gastar, em média, R$ 206 por presente
Dia das Crianças em BH: consumidor deve desembolsar 57% mais e priorizar compra à vista
Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

Consumidores belo-horizontinos pretendem gastar mais, mas querem evitar o endividamento com presentes de Dia das Crianças. Segundo uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 73,9% dos pais e responsáveis vão optar pela compra à vista, em modalidades como Pix (30,1%), dinheiro (21,4%), cartão de débito (14,6%) e à vista no crédito (7,8%). O pagamento parcelado só foi mencionado por 21,4% dos entrevistados. 

Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, o pagamento à vista reflete dois fatores principais: a proximidade do recebimento de salário e o esforço dos consumidores em evitar dívidas. “A data será próxima ao quinto dia útil, o que vai permitir o pagamento à vista. Além disso, os consumidores estão mais cautelosos e não querem se endividar a médio prazo, especialmente neste período que é marcado por festas e comemorações”, afirmou.

Gasto médio 

O gasto médio por presente será de R$ 206,67, com expectativa de até dois itens por consumidor. O valor representa alta de 57,6% em relação a 2024, quando a média foi de R$ 131,14. O aumento é atribuído à inflação e à elevação geral dos preços.

Valores médios por categoria:

  • Brinquedos: R$ 198,96
  • Roupas: R$ 223,38
  • Livros e papelaria: R$ 165,00
  • Calçados: R$ 308,33

Compra em loja física predomina

O levantamento indica que 52,4% farão compras exclusivamente em lojas físicas. O destaque está nos estabelecimentos de rua (32,4%), seguidos por shoppings (18,1%), pequenos comércios autônomos (7,6%), comércio essencial (5,7%), shoppings populares (4,8%) e feiras livres (2,9%). Já as plataformas on-line foram citadas por 25,7% dos entrevistados.

“Os consumidores pesquisam preços e compram em e-commerces e marketplaces, mas também valorizam a experiência das lojas físicas, em especial em datas como essa, onde podem viver o momento de compra junto com os filhos e sobrinhos”, explicou Souza e Silva.

A pesquisa mostra também que a maioria das compras será feita de última hora. Entre os 52,5% que pretendem presentear, 60% devem comprar na semana anterior à data.

Critérios de escolha

Além dos presentes, 29,5% dos entrevistados planejam celebrações no Dia das Crianças, com destaque para almoço em casa e passeio no parque. O investimento médio previsto é de R$ 207,61, em geral dividido entre familiares.

Entre os critérios considerados na escolha do presente estão: qualidade do produto (40%), desconto/preço (33,3%) e desejo da criança ou do adolescente (32,4%).

“O Dia das Crianças vai além das compras. É uma oportunidade para fortalecer laços familiares, movimentar o comércio e celebrar momentos de afeto. Essa combinação de cuidado com o orçamento e desejo de proporcionar alegria mostra a força do consumidor belo-horizontino e a importância do varejo para a cidade”, concluiu Souza e Silva.

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