Dia das Crianças: lojistas estão otimistas com a data, que deve movimentar R$ 2,35 bi em BH

A maioria dos lojistas de Belo Horizonte está otimista com as vendas para o Dia das Crianças, que será celebrado daqui a pouco mais de três semanas, no dia 12 de outubro e abre o chamado “supertrimestre” do varejo. que ainda inclui a Black Friday e o Natal. A expectativa é de que a data injete R$ 2,35 bilhões na economia da Capital, valor 0,33% maior do que em 2024 (R$ 2,34 bilhões).
As informações são de um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH). “A pesquisa mostra que a maior parte dos lojistas (51,24%) espera um desempenho positivo e cerca de 30% acreditam que será semelhante ao último ano. Para esta demanda, 40% vão aumentar os estoques”, destacou o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva.
As expectativas positivas, segundo o gestor, estão relacionadas com o fato dos pais e responsáveis não deixarem a comemoração passar em branco. “O Dia das Crianças é uma celebração que mobiliza as famílias e, por isso, mantém-se como um período de boas vendas e de alta relevância para o setor”, analisou.
Saiba quais serão os itens mais procurados para presentear
- Brinquedos: 36,36%;
- Vestuário: 25,21%;
- Calçados e cosméticos: 6,6%;
- Chocolates/guloseimas: 5,37%;
- Jogos físicos/virtuais: 3,31%;
- Livros: 1,24%;
Valores e formas de pagamento
O estudo da CDL/BH apontou que a maior parte dos comerciantes (59%) acredita que os consumidores vão comprar somente um presente para a data, enquanto 31% aguardam a venda de dois itens para presentear.
Para este ano, o tíquete médio aguardado pelos lojistas é de R$ 152,44. Já o valor médio por item é de R$ 119,74 para calçados; R$ 87,07 para roupas; e R$ 67,26 para brinquedos.
Ainda conforme a pesquisa, 39,67% dos empresários afirmaram que os consumidores vão optar por pagar as compras de forma parcelada no cartão de crédito. Em seguida vem os pagamentos à vista no cartão de crédito (38,43%); via Pix (16,94%) e à vista no cartão de débito (3,72%).
Investimentos dos lojistas para o Dia das Crianças
O levantamento da CDL/BH aponta ainda que 73,14% dos lojistas planejam investir em alguma ação para o Dia das Crianças. Confira quais são as principais:
- Divulgação dos produtos (79,75%);
- Oferta de maior variedade de produtos (54,96%);
- Decoração da loja (36,36%);
- Flexibilidade ou facilidade de pagamento (33,06%);
- Venda online (23,14%);
- Descontos (5,79%);
- Distribuição de brindes (2,07%);
- Aperfeiçoamento do atendimento (1,65%).
Canais para divulgação de produtos
- WhatsApp (88,46%);
- Instagram (84,62%);
- Cartazes e faixas na vitrine (80,77%);
- Divulgação boca a boca (51,92%);
- Site da empresa (25%);
- Facebook (3,85%).
“O uso das redes sociais e dos aplicativos de mensagem já se consolidou como ferramenta de vendas. O pequeno e médio lojista percebeu que estar presente no ambiente digital é fundamental para se aproximar do cliente, ampliar o alcance da divulgação e competir em igualdade com grandes redes”, afirmou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
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