Economia

Dia da Indústria tem reconhecimento a empresários do setor

Evento será realizado nesta quinta-feira, 25 de maio, às 20h, no Minascentro
Dia da Indústria tem reconhecimento a empresários do setor
A data foi instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769 | Crédito: Adobe Stock

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) celebra, no dia 25 de maio, no Minascentro, em Belo Horizonte, o Dia da Indústria de 2023.

A solenidade tem o objetivo de reconhecer os empresários que, com empreendedorismo, persistência e visão de futuro, colaboram de forma decisiva para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

A celebração, que marca os 90 anos da instituição, tem como tema “Movidos pelo Futuro”, e irá entregar, a Aroldo Teodoro Campos, diretor presidente do Grupo Ematex, presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malha de Minas Gerais (Sindimalhas-MG), membro do conselho da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o título de Industrial do Ano 2023.

Responsável por gerar empregos e movimentar diversos outros segmentos, a data celebra a importância do setor industrial para a economia do País,

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria brasileira cresceu 0,4% em março deste ano em relação ao mês anterior.

Apesar dos desafios enfrentados pela pandemia de Covid-19, a indústria tem se mostrado resiliente e fundamental para a recuperação econômica do país.

Reconhecimento

Na cerimônia, René Wakil Júnior, vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e presidente da Citerol Comércio e Indústria de Tecidos Roupas S.A, será homenageado com a Comenda Ordem do Mérito da CNI.

Já Aroldo Teodoro Campos, diretor presidente do Grupo Ematex, presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malha de Minas Gerais (Sindimalhas-MG) e membro do conselho da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), receberá o título de Industrial do Ano 2023. Os demais homenageados serão agraciados com a comenda Mérito Industrial.

Estarão presentes na solenidade Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, autoridades convidadas, e empresários do setor produtivo.

Confira a lista dos homenageados

Dia da Indústria

A data foi instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a CNI criou a Medalha do Mérito Industrial, para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da Confederação e da Fiemg.

Em Minas Gerais, a comemoração teve início em 1960, na gestão de Fábio de Araújo Motta, presidente da FIEMG à época. Nesse ano foram condecorados os pioneiros da industrialização mineira. Entre 1961 e 1964, a FIEMG não outorgou a Medalha do Mérito Industrial, não deixando, no entanto, de celebrar o Dia da Indústria. De 1965 até hoje, anualmente, em 25 de maio ou datas próximas, a entidade entrega o prêmio aos empreendedores de destaque.

Desde 1965, os homenageados com a Medalha do Mérito Industrial são indicados pelos sindicatos empresariais em todo o estado. Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham pioneirismo na atuação, além de relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1976, a FIEMG instituiu o título de Industrial do Ano.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas