Dia das Crianças deve movimentar R$ 2,35 bilhões em Belo Horizonte

O Dia das Crianças está se aproximando e promete movimentar o varejo em Belo Horizonte. Com avanço projetado de 1,47% em comparação ao ano passado, a data deve acrescentar R$ 2,35 bilhões ao faturamento do comércio varejista da capital mineira.
Os dados constam no levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) realizado com 200 empresários do setor de comércio e serviços no mês de setembro.
Brinquedos, roupas e calçados lideram entre as maiores apostas em vendas dos comerciantes. A expectativa é que os itens contem com ticket médio de R$ 76,26, R$ 95,27 e R$ 102,38 respectivamente. Na totalidade, o valor médio para compra de cada presente está em R$ 118,62.
Segundo a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, o crescimento nas compras durante a data já era esperado, tendo em vista que Minas Gerais e o Brasil passa por um contexto econômico diferente de 2023.
“Com a taxa de desemprego em queda, massa salarial maior, consumo das famílias avançando e inadimplência sob controle, as pessoas voltaram para o mercado consumidor e isso faz com que o consumo fique mais aquecido do que nos anos anteriores”, avalia.
Os avanços no tíquete médio dos produtos alavancaram as compras no crédito, especialmente na forma parcelada, que é a principal aposta para 39,5% dos lojistas – que projetam compras em pelo menos três parcelas. As demais alternativas como à vista no cartão de crédito (32,5%), cartão de débito (14,5%) e Pix (12,5%) estão entre as demais apostas dos lojistas.
Ao comparar os resultados com o ano anterior, a economista pontua que o comportamento dos consumidores segue inalterado, já os produtos são característicos da data. “O que muda é que as pessoas voltaram para o mercado de consumo e quanto maior o tíquete, maior a chance de ser parcelado, principalmente em produtos como brinquedos, celulares e tablets”.
Lojas físicas serão o principal canal de vendas
A pesquisa da CDL BH também questionou os comerciantes de Belo Horizonte a respeito dos canais de vendas utilizados no Dia das Crianças. Para 99% dos entrevistados, as lojas físicas seguem na liderança, seguido por Instagram (26,5%), WhatsApp (24,5%), site da loja (17%) e marketplace (1%).
Para Ana Paula Bastos, a preferência por meios físicos é uma forte característica da data. “As pessoas gostam de ver o presente e muitas vezes levam as crianças para escolher”, acrescenta.
A economista reforça que os comerciantes precisam adotar estratégias que não sacrifiquem as margens de lucro e ao mesmo tempo reduzam os estoques de produtos. “É interessante que os comerciantes aproveitem a data para ambientar as lojas com temáticas para venda, além da utilização de redes sociais: algo que não gera custo adicional”, afirma.
O levantamento também aponta que, dentre as ações planejadas, a propaganda boca a boca segue como a estratégia publicitária preferida por 93% dos comerciantes. Em seguida, cartazes e decoração da loja (83%), marketing digital no Instagram (73,5%), no WhatsApp (47%) e no Facebook (3,5%) indicam que também há espaço para movimentação em canais digitais. Já os impulsionamentos do site da empresa, serão adotados por apenas 7% dos empreendedores.
Maiores apostas de vendas dos lojistas em BH
- Brinquedos: 40,5%
- Roupas: 18,5%
- Calçados: 10,5%
- Eletrônicos: 6%
- Acessórios: 5,5%
- Cosméticos: 5,5%
- Bicileta: 5%
- Fantasias: 4,5%
Dia das Crianças inicia ‘supertrimestre’, que prevê movimentar R$ 6 bilhões em vendas
Além do Dia das Crianças, datas importantes como Black Friday e Natal também seguem com expectativas positivas para os setores de comércio e serviços em Belo Horizonte. O período, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, promete injetar cerca de R$ 6 bilhões na economia da capital mineira.
“O Dia das Crianças é a data comemorativa que abre o supertrimestre. É uma das mais importantes para o varejo e, neste ano, com o bom desempenho da economia, acreditamos que será bastante positiva e vai nos dar boas perspectivas para a Black Friday e o Natal”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
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