Dia das Crianças movimenta shopping centers no Estado

Os shopping centers em Minas Gerais registraram o melhor Dia das Crianças desde 2019, período anterior ao início da pandemia de Covid-19. Após o arrefecimento da doença, a data, segundo empreendimentos em operações na Capital e no interior do Estado, teve aumento que variou de 35% a 100% no fluxo de consumidores nos estabelecimentos comerciais.
Com resultados superiores ao do cenário de pré-pandemia, na região do Barreiro, o ViaShopping Barreiro verificou desempenho expressivo. De acordo com a gerente de Marketing, Marina Silva, para a data, foi apurado um incremento de 100% no fluxo de pessoas em relação ao mesmo período do ano passado. “Ainda não temos os números consolidados, mas nossa previsão é de incremento das vendas, levando em conta, inclusive, os bons resultados das datas comemorativas anteriores”. Ela justifica que o crescimento de público se deve à ativação gratuita de atrações, gerando interesse e interatividade.
Com aposta de peso, o Boulevard Shopping, na região Leste de Belo Horizonte, investiu em atrações como a exposição Castelo-Rá-Tim-Bum, em parceria com a TV Cultura, e o projeto intitulado “Leitura para Todos”, em conjunto com a Livraria Leitura.
“Como a nossa programação ainda está acontecendo, faremos o nosso balanço após esse período. No entanto, por conta dessa programação e do nosso mix de lojas muito diversificado, a movimentação de clientes tem sido intensa. A nossa expectativa é superar os números do ano passado e de 2019”, afirma a gerente de Marketing, Nadinne Matos.
No Shopping Estação BH, na região de Venda Nova, o Dia das Crianças foi transformado numa temporada, conforme conta a gerente de Marketing, Letícia Amaral. “A data do Dia das Crianças tem sido superpositiva, porque estamos trabalhando com uma temporada. Este movimento está superando a expectativa do último Natal e ainda temos a metade do mês por vir”, informa. O shopping ainda aposta em atrações para celebrar os primeiros 10 anos de operação como estratégia.
De acordo com a gerente de Marketing do Shopping Del Rey, Juliana Trindade, o empreendimento localizado na região Noroeste da Capital decidiu premiar os consumidores com o sorteio de dez camisas oficiais da Seleção Brasileira por semana até o próximo dia 19. Além dessa estratégia, três Smart TVs de 65 polegadas serão sorteadas para compras feitas acima de R$ 250. “Percebemos que muitas pessoas deixaram as compras para a reta final e tivemos uma grande movimentação na véspera e no próprio dia 12”.
“Esse desempenho positivo frente aos anos anteriores ocorre até mesmo graças à retomada econômica que vem se consolidando nos últimos meses e ao fim das medidas restritivas de controle da pandemia. As pessoas buscaram não só os presentes, como também proporcionaram experiências completas às famílias, como atrações de lazer e a aposta em um lanche ou almoço especial”, avalia Juliana Trindade.
Interior
Assim como os malls da Capital mostraram otimismo com o bom desempenho da data, pelo interior do Estado o cenário não foi diferente. Em Sete Lagoas, na região Central, o Shopping Sete Lagoas, apesar de não ter fechado os números, prevê um fluxo superior ao do Dia das Crianças em 2021.
“Recebemos um fluxo bastante relevante em todo o shopping, com destaque para as atividades de recreação, lojas de brinquedos e operações de alimentação. Quanto às vendas do dia 12, ainda estão sendo apuradas, mas, até o momento, identificamos um crescimento percentual de dois dígitos contra 2021 e 2019, período pré-pandemia”, diz a coordenadora de Marketing, Fabiana Canuto.
Em Governador Valadares, na região do Rio Doce, o GV Shopping registrou a presença de público bem superior ao que foi apurado em 2021, conforme explica o superintendente Silvio Figueiredo. “Registramos uma alta de 35% a 40% no fluxo de pessoas e muitas famílias inteiras que vieram para passear e para fazer as suas compras. Com esse movimento, estimamos um incremento de vendas em torno de 18%”, destaca Figueiredo.
Ele explica que para estimular as vendas, além das iniciativas dos lojistas em criar promoções, uma campanha maior, que se estende até o dia 14 de novembro, dará como prêmios um total de dez Smart TVs de 60 polegadas. Os clientes concorrem ao sorteio a cada R$ 380 em compras efetuadas.
Ouça a rádio de Minas