Dia das Crianças: 49,3% vão presentear em Belo Horizonte

No próximo dia 12 de outubro será celebrado o Dia das Crianças e, em Belo Horizonte, quase metade dos consumidores (49,3%) deverá comprar algum presente, representando um volume maior do que os 43,2% do ano anterior.
Brinquedos, roupas e calçados, nesta ordem, devem ser os itens mais procurados por quem tem a intenção de presentar. E esse público pretende pagar as compras principalmente à vista.
Os dados são da Pesquisa Intenção de Consumo realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).
Para a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, o período que abrange o Dia das Crianças é importante para o comércio varejista principalmente pelo valor afetivo da data, que leva as famílias a comprarem presentes, por mais que estejam endividadas.
“Em 2024, percebemos um nível menor de respostas que afirmaram que estavam endividadas ou mais cautelosas. Isso mostra uma recuperação da renda familiar e que as famílias também estão mais disponíveis às compras e buscando mais. Esse cenário implica em aumento da demanda e é um ótimo termômetro para o comércio”, avalia a economista.
Ainda segundo Gabriela Martins, a busca por brinquedos, roupas e calçados é destaque para o Dia das Crianças deste ano. “Esses itens possuem um valor acessível e muitas famílias acabam utilizando o crédito no momento das compras. Vale destacar a importância do planejamento financeiro para estes gastos, de forma a não comprometer a saúde financeira familiar”, alerta.
A pesquisa mostra também que as promoções vão atrair fortemente os compradores, sendo que 65,5% deles indicam que esse tipo de ação comercial deve orientar a compra para as crianças. Outros 37,9% apontam que os preços mais baixos dos itens vão influenciar na hora de comprar. O valor do presente deve variar entre R$ 70 e R$ 200 para 50,7% dos entrevistados.
No que diz respeito aos estoques, 63,1% dos empresários do comércio varejista de Minas Gerais já receberam todas as encomendas. “No entanto, 24,1% afirmam que ainda não receberam todas as encomendas, enquanto 11,8% não chegaram nem a realizar os pedidos ainda. É importante lembrar que esse comportamento do empresário está muito atrelado à expectativa de que as vendas para o Dia das Crianças ocorram na semana da data”, considera a economista da Fecomércio MG.
É exatamente o que aponta a pesquisa, que mostra que mais da metade dos entrevistados deverão ir às compras na semana do Dia das Crianças (53,7%).

Fatores que devem afastar os consumidores da Capital
- Preços altos,
- mal atendimento,
- lojas cheias,
- e pouca variedade de produtos.
Saiba quais as opções mais procuradas para presentear
- 38,5% comprarão brinquedos,
- 20,2% roupas,
- e 13,7% optarão por presentear com calçados.
Conheça os locais de compras preferidos
- Lojas da vizinhança (41,4%),
- lojas de shopping (18,7%),
- lojas do hipercentro (16,7%)
- e lojas online (11,3%).
Veja as modalidades de pagamento preferidas pelos consumidores de Belo Horizonte
- 35,5% utilizará cartão de crédito parcelado, mas a opção pelo pagamento à vista prevalece.
- 24,1%, pagará com cartão de débito,
- 18,2% cartão de crédito à vista,
- 14,8% pix,
- 5,9% dinheiro.
Ouça a rádio de Minas