Dia das Crianças terá compras de última hora em Minas

Pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) revelou que, neste Dia das Crianças, 55% dos mineiros planejam deixar as compras para a última hora.
O estudo aponta que os brinquedos lideram a lista de preferências, com 56% dos entrevistados optando por esse tipo de presente, seguidos por vestuário (20%), calçados (12%), artigos eletrônicos ou jogos eletrônicos (7%) e chocolates (5%). O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 22 de setembro.
“Normalmente, brinquedos, roupas e calçados se adéquam mais facilmente ao orçamento das famílias, pois são itens com uma faixa variada de preços”, afirma o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
Ele também enfatiza que o momento é favorável para ao varejo em Minas. “Os comerciantes poderão colocar à venda os melhores produtos, visando aumentar seu faturamento e, ao mesmo tempo, testar quais estratégias funcionarão melhor para a Black Friday e o Natal”, afirma.
Ticket médio será de R$ 120
Quando questionados sobre o valor que pretendem gastar com os presentes neste Dia das Crianças, os mineiros informaram que o ticket médio será de R$ 120. Em relação às formas de pagamento, 76,5% dos entrevistados preferem utilizar cartão de crédito, enquanto 11,8% optam pelo cartão de débito e 11,7% pelo Pix.
A pesquisa também revelou que, na opinião de 42,1% dos entrevistados, a situação financeira dos mineiros em relação a 2022 permaneceu a mesma. Outros 34,2% consideram que houve melhora, enquanto 23,7% afirmam que a situação piorou.
Além disso, 78,9% dos entrevistados perceberam um aumento nos preços dos produtos e serviços de sua preferência, enquanto 13,2% afirmam que os preços estão iguais e apenas 7,9% notaram uma diminuição nos preços.
Vinícius Silva analisa, no entanto, que os mineiros continuam cautelosos em relação ao cenário econômico, mesmo com a queda nos índices inflacionários. Os consumidores ainda não sentem essa redução de preços na ponta, o que leva a uma redução na confiança na hora de consumir.
Ele também destaca as mudanças na pirâmide etária, com um alargamento do topo e um estreitamento da base, o que poderá impactar o Dia das Crianças. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de pessoas com menos de 30 anos caiu de 49,9% em 2012 para 43,3% em 2022, enquanto o percentual de idosos aumentou de 11,3% para 15,1% no mesmo período.
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