Dia das Mães vai injetar R$ 2,2 bi na economia de Belo Horizonte; lojistas reforçam estoques

As vendas para o Dia das Mães devem injetar R$ 2,2 bilhões na economia de Belo Horizonte ao longo do mês de maio. De acordo com levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), esse montante é 1,79% acima do registrado no mesmo período de 2024, quando foram movimentados R$ 2,16 bilhões.
O avanço reflete o clima de otimismo no setor, uma vez que 62% dos lojistas entrevistados esperam vendas melhores que no último ano. Além disso, 46,5% dos comerciantes afirmam ter reforçado o estoque para as vendas no período.
O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, destaca que o Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio varejista, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas.
“É um momento estratégico para o setor, pois além de movimentar diversos segmentos — como vestuário, perfumaria, eletrônicos e flores — também impulsiona o fluxo nas lojas físicas. Os lojistas estão bastante otimistas com a data e esperam alavancar o faturamento”, afirma.
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Veja os produtos que devem ser mais vendidos

Conforme a pesquisa, os produtos com maior saída devem ser roupas, mencionadas por 45% dos respondentes. Em seguida, aparecem os cosméticos e os calçados, com 12% e 11,5%, respectivamente. Os acessórios (8,5%), itens de decoração (6,5%) e móveis (5,5%) também estão entre os destaques.
A compra desses itens deve gerar um tíquete médio de R$ 224,09 por presente, sendo que pouco mais da metade (50,35%) dos lojistas sugerem que os filhos irão adquirir apenas um produto, enquanto 44% acreditam que serão dois presentes. Confira o tíquete médio dos três itens de maior saída no período:
- Roupas – R$ 161,65;
- Cosméticos – R$ 102,08;
- Calçados – R$ 254,35.
Já a forma de pagamento mais adotada será o parcelamento no crédito, com uma média de cinco parcelas, é o que aponta 57,3% dos empresários entrevistados. O segundo formato mais citado foi o pagamento à vista no cartão de crédito (22,1%), seguido de PIX (13,6%) e débito (4%).
Estratégia omnichannel no Dia das Mães
A grande maioria (97%) dos lojistas concentram seus esforços nas vendas presenciais, mas também irão investir em marketing digital para potencializar as vendas para a data. Dentre as plataformas, a mais utilizada é o Instagram, com 85% dos comerciantes da capital mineira, seguido pelo WhatsApp, com 78%. Outros meios citados foram os sites (23,5%), Facebook (2%) e o TikTok (1,5%).
Souza e Silva ressalta que o empresário que unir a loja física com os canais digitais sairá na frente dos concorrentes. “Hoje, o cliente quer praticidade e boas experiências, seja na rua ou no celular. Estar presente nos dois mundos é o caminho para vender mais e conquistar de vez esse consumidor”, explica.
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