Economia

Dia das Mães deve movimentar quase R$ 4 bilhões no varejo mineiro

Com forte apelo emocional, data será responsável por levar 12 milhões de mineiros às compras
Dia das Mães deve movimentar quase R$ 4 bilhões no varejo mineiro
Pesquisa da FCDL-MG aponta que as compras à vista devem predominar na data comemorativa | Crédito: Diário do Comércio / Dione Alves

O Dia das Mães, segunda melhor data para o varejo em termos de vendas, deve movimentar R$ 3,89 bilhões em Minas Gerais em 2025. Com forte apelo emocional, a comemoração será responsável por levar 12 milhões de mineiros às compras, com intenção média de gastos de R$ 293,13 , o que representa 7,4% a mais que no ano passado.

Os dados foram levantados pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG). A pesquisa também destaca que 84% dos entrevistados pretendem ainda celebrar a data com um almoço ou jantar especial, ampliando o impacto para múltiplos setores da economia no Estado.

De acordo com o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, apesar do atual cenário econômico exigir cautela, o consumidor tende a reajustar o orçamento para presentear na data. “Mesmo com o impacto da alta nos juros e inflação, notamos que sobressai o valor da data, com uma questão sazonal muito forte”, pontua.

Entre as opções de presentes mais procurados, destaca-se vestuário (35,4%), seguido por cosméticos e perfumaria (22,0%), calçados (14,6%) e floricultura (14,6%). Para o economista, os setores já estão consolidados na preferência do público, já que se adequam à diferentes orçamentos e classes sociais.

Para surfarem na “onda” da data, o conselho é que os lojistas adotem estratégias antecipadamente para conseguirem maximizar os resultados até o último dia. Segundo a pesquisa, quase 1/4 dos mineiros (24%) deve deixar as compras para a última hora, enquanto a maioria (62%) optará por planejar, realizando ainda na primeira semana de maio. Enquanto isso, 14% escolheram antecipar ainda mais as compras, adquirindo presentes em abril.

“Independentemente do setor, o lojista que deseja aumentar resultados com o Dia das Mães sabendo deve fortalecer os planos de ações, como inserir uma promoção correta e caprichar na vitrine”, acrescenta Silva.

Com relação aos 35,1% que não devem presentear na data, o levantamento aponta que a justificativa para 70% dos entrevistados é a ausência da mãe, por motivos variados, como falecimento e distanciamento. Outros 20% afirmaram ser por motivos particulares e 10% por questões financeiras.

Mineiros se programam para comprar presentes à vista

A forma de pagamento utilizada é considerada um importante indicativo para compreender o atual contexto do poder de compra da população. No Dia das Mães, as compras à vista no varejo devem predominar, com 26% optando pelo cartão de crédito à vista, 22% pelo Pix, 20% pelo cartão de débito e 4% no dinheiro físico.

Já 28% dos consumidores – maior percentual registrado – devem dar preferência ao cartão de crédito parcelado. “A opção pelas compras parceladas são uma forma de os consumidores maximizarem seu poder de compra, sem comprometer sua liquidez mensal”, destaca o economista da FCDL-MG.

Para os próximos meses, diante do atual cenário econômico, Silva reforça a importância do comércio trabalhar melhor as oportunidades de vendas, antecipando comercializações de outras datas relevantes que estão por vir, como Dia dos Namorados e férias. “A dica é antecipar datas e trazer o consumidor para a temática. Atendimento e bom preço serão sempre os destaques na preferência do consumidor”, finaliza.

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