Dia do Hambúrguer: hamburguerias de BH apostam na criatividade e esperam alta nas vendas

O Dia do Hambúrguer, celebrado nesta quarta-feira (28), não é apenas uma homenagem simbólica ao clássico sanduíche. Em Belo Horizonte, hamburguerias de diferentes perfis estão aproveitando a data para alavancar as vendas, testar estratégias de fidelização e reforçar o relacionamento com os clientes.
Seja por meio de ações promocionais, estratégias de engajamento ou reforço na experiência presencial, o Dia do Hambúrguer consolida-se como uma data importante para o mercado gastronômico de Belo Horizonte.
Meatz Burger aposta em experiência no salão
A expectativa de crescimento no faturamento é de mais de 60%, como mostra o caso do Meatz Burger, que já teve resultados expressivos em 2024. Para este ano, a expectativa é superar a performance anterior.
“No ano passado, tivemos 63% de aumento em relação à mesma data da semana anterior. Queremos um aumento relevante em relação ao ano passado. Em 2024 faturamos R$190 mil, com mais de 3 mil pedidos”, destaca o sócio-proprietário, Otávio Ribeiro.

A casa preparou duas ações promocionais para marcar a data: a campanha “Peça 1 ClassiC Simples e leve 2!” e uma ação lúdica com balões premiados para pedidos acima de R$ 80, cujos brindes poderão ser retirados até 8 de junho.
Diferentemente de outras hamburguerias que concentram esforços no delivery, o Meatz foca em atrair público para o salão. “Todas as nossas ações serão focadas no salão, para garantir uma experiência mais completa para nossos clientes”, explica Otávio. Mesmo assim, ele reconhece que há reflexos positivos também no delivery, mesmo sem campanhas específicas.
Apesar de o volume de vendas aumentar, o ticket médio tende a cair durante a data. “Por conta da ação promocional, o ticket médio acaba sendo um pouco menor, na verdade. Mas, em contrapartida, conseguimos atrair um número de clientes muito maior”, avalia.
Dia do Hambúrguer com engajamento no Johnnie Grill

Para a rede Johnnie Grill, o Dia do Hambúrguer tradicionalmente representa um acréscimo de 15% a 20% no faturamento. A marca aposta em estratégias de engajamento, em vez de promoções agressivas, buscando reforçar o valor do produto e a margem do franqueado.
Segundo o diretor de marketing e sócio-proprietário, Renan de Deus, a ação deste ano une interação e fidelização. “Lançamos a Roleta de Prêmios, que o cliente gira digitalmente e recebe um brinde, e promovemos uma votação para trazer de volta hambúrgueres lançados em meses anteriores”, explica.
Ele destaca que o dia da semana influencia o tipo de consumo: como neste ano a data cai numa quarta-feira, o delivery deve ser o canal mais movimentado.
“Como o Dia do Hambúrguer gera muito conteúdo nas redes sociais, os consumidores se lembram da data e acabam procurando nossas lojas”, observa Renan.
Maneco Burger mira fidelização e prevê aumento no delivery
Na Maneco Burger, que está sob nova gestão desde dezembro, o Dia do Hambúrguer será uma estreia para o sócio-proprietário Pedro Henrick de Faria. A casa vai oferecer dois combos específicos com desconto. “O dia, por si só, já atrai quem gosta de hambúrguer”, avalia.

Com foco no delivery, Pedro espera mais que dobrar o número médio de pedidos. “Nosso normal de quarta-feira é entre 10 a 15 entregas. Acredito que a gente deve bater pelo menos 25 deliveries hoje”, projeta.
Apesar da estrutura atual não ser voltada para o atendimento em salão, a hamburgueria já planeja melhorias na experiência local. “Queremos oferecer uma experiência mais confortável e personalizada no consumo presencial”, conta.
O ticket médio da casa já vem crescendo com as estratégias implementadas. “Antes, o ticket de entrega era de R$ 50; agora, está em R$ 70. No salão, passou de R$ 30 para R$ 50”, afirma.
Dia do Hambúrguer reforça visibilidade e consumo
Além das hamburguerias, restaurantes que oferecem a iguaria também aproveitam para faturar mais no Dia do Hambúrguer. É o caso do Vasto, espaço gastronômico reconhecido em Belo Horizonte pela presença de carnes nobres em seu cardápio.

A casa conta com uma versão sofisticada do tradicional CheeseBurguer, que utiliza um blend de raças britânicas na composição da carne. O sócio local do Coco Bambu e Vasto, Elias Bacha, afirma que as expectativas para a data são altas.
“No dia do hambúrguer é comum a casa ficar cheia, e observamos um aumento de cerca de 25% nas vendas do alimento”, afirma.
Para um setor altamente competitivo, o Dia do Hambúrguer se transforma em uma vitrine para atrair novos públicos, fidelizar clientes e testar novos formatos de venda, com impacto positivo no faturamento das casas.
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