Dia do Trabalhador: confira o que abre e fecha em BH no feriado

Nesta quarta-feira (1º de maio), é celebrado o Dia do Trabalhador, feriado que tem suas origens em uma greve realizada por trabalhadores norte-americanos, na cidade de Chicago, em Illinois, nos Estados Unidos, durante o final do século XIX. Como é um feriado nacional, muitos serviços não funcionam neste dia. Mas outros, como o comércio e os supermercados, podem abrir normalmente, ou de acordo com algumas regras. Confira a seguir.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias do País terão o atendimento presencial suspenso durante nesta quarta-feira (1). Os prazos para dar baixa em pagamentos como TED, também não estarão disponíveis.
Apesar de os pontos físicos não atenderem os clientes, os canais digitais seguem livres para atender os clientes, seja para sanar dúvidas ou para realizar transferências, como, por exemplo, na modalidade PIX, que não possui restrições em feriados. As contas e carnês, com vencimento marcado para esta quarta-feira, terão o prazo adiado para o dia 2 de maio, sem tarifas adicionais.
Supermercados em BH
Os supermercados de Belo Horizonte e em demais municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) podem receber o público normalmente nesta quarta-feira (1), segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis). A habilitação para a operação das unidades está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Comércio
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), os comerciantes da capital mineira estão liberados para exercerem suas atividades com seus funcionários no Dia do Trabalhador, contudo, deverão seguir as normas estipuladas pela Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025. São elas:
- expediente com duração de oito horas e no mínimo uma hora de intervalo para os colaboradores;
- considerar a jornada de hora extra com acréscimo de 70%;
- oferecer vale-transporte a mão-de-obra empregada;
- em até 60 dias após o mês da data comemorativa, o comerciante deverá marcar uma folga para os funcionários, que não seja em outro feriado ou nos dias de repouso semanal remunerado;
- caso a regra seja desrespeitada, o trabalhador poderá requisitar pagamentos de horas extras com adicional de 100% no valor de salário-hora estabelecido;
- o empreendedor deve pagar R$ 44,00 para a alimentação, sem desconto do salário do empregado, que deve ser pago até o quinto dia útil do mês seguinte ao feriado;
Shoppings de BH
Durante o Dia do Trabalhador, os principais malls frequentados pelos belo-horizontinos estarão abertos para o público. Segundo a CDL-BH, com exceção dos shoppings Cidade, Norte e Anchieta Garden, que seguirão o horário das 10h às 16h, os demais centros de compras funcionarão das 14h até as 20h. Confira os horários dos estabelecimentos:
- Shopping Del Rey: O Supernosso receberá o público entre 8h e 21h, já as farmácias operarão das 8h às 22h. O cinema estará aberto das 11h às 21h. Para quem busca entretenimento, o boliche segue aberto das 10h às 2h.
- Shopping Cidade: o cinema no mall funcionará de acordo com sua programação, os estabelecimentos comerciais seguem abertos entre 10h e 16h, já a praça de alimentação recebe o público das 11h às 21h.
- Shopping Estação BH: o cinema terá seu quadro de horários conforme a programação. Para os praticantes de atividades físicas, a academia estará aberta das 8h às 17h, o supermercado recebe o público das 8h às 21h, o mesmo horário se aplica ao funcionamento das farmácias. Por fim, a praça de alimentação, também segue o mesmo horário no shopping cidade (11h às 21h).
- Viashopping Barreiro: os cartórios do mall estarão abertos das 8h às 12h somente para serviços relacionados a óbito e nascimento. A loteria, o posto da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a academia seguem fechados. O cinema funcionará de acordo com sua programação. A praça de alimentação receberá os clientes entre 12h às 22h, já a farmácia atende o público das 9h às 21h.

Para os shoppings Multiplan (BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi), o horário das lojas é o mesmo definido pela CDL-BH (14h às 20h). As praças de alimentação receberão clientes das 10h às 22h. Em relação aos supermercados, o Empório & Padaria Verdemar opera das 7h às 21h no DiamondMall e Pátio Savassi, já no BH Shopping, o Carrefour seguirá aberto das 8h às 21h. Os cinemas estarão em operação, conforme as programações estabelecidas.
Serviços públicos da Capital
Parques e Zoológicos
Todos os parques municipais estarão abertos neste feriado, com exceção dos parques do Conjunto Estrela Dalva, Bandeirante Silva Ortiz, Ecológico e Cultural Jardim das Nascentes e Alexander Brandt. O Zoológico e Jardim Botânico funcionará das 8h às 17h, já o Aquário do Rio São Francisco recebe o público entre as 8h30 e 16h30.
Cultura
Apenas o Museu Histórico Abílio Barreto; o Museu da Moda; e a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design receberão visitantes de 10h às 18h. Os demais equipamentos culturais estarão fechados.
Serviços de saúde
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), a Central de Internação (Cint), o SAMU, o Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno, os Centros de Referência em Saúde Mental e os laboratórios das UPAs prestarão assistência aos moradores sem restrições de funcionamento.
Transporte Público
Os ônibus da capital mineira seguirão o quadro de horários de domingos e feriados no Dia do Trabalhador. Confira mais informações sobre os serviços públicos municipais no link.
Órgãos do governo estadual
Os pontos mineiros das UAIs, as Farmácias de Minas, as unidades da Fundação Hemominas, e as escolas estaduais terão suas operações suspensas nesta quarta-feira (1 de maio), com retorno marcado para o dia 2 de maio.
Ouça a rádio de Minas