Compras de última hora, PIX e lojas de rua devem marcar Dia dos Namorados em BH

O Dia dos Namorados, celebrado na próxima quarta-feira (12), será marcado por compras de última hora em Belo Horizonte. Segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 68,8% dos consumidores que pretendem presentear irão às compras poucos dias antes da comemoração.
A pesquisa, realizada com 200 consumidores entre os dias 15 a 29 de maio, aponta tendências do comércio para a data a partir da ótica do comportamento do consumidor. E entre os destaques levantados está preferência para compras nas lojas de rua. Para 39,1% dos entrevistados, o comércio de proximidade será o local de compra dos presentes para a data. Já 26,8% afirmam que vão adquiri-los em shopping centers e 24,6% pretendem comprar pela internet. Comerciantes autônomos e feiras somam 5,8% e 2,9%, respectivamente.
Em comparação a 2023, a preferência por lojas físicas aumentou, passando de 26,3% para 39,1%. Em relação aos shoppings, houve redução de 28,1% para 26,8%. Já a preferência por compras pela internet caiu de 38,6% para 24,6%.
“As datas comemorativas são sempre envolvidas pelas compras de última hora. Neste Dia dos Namorados não será diferente. Nossa pesquisa mostra que a maioria dos consumidores irá às lojas de rua e aos shoppings para adquirir os presentes. Por isso, esperamos grande movimentação nos próximos dias”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
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Segundo a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, a justificativa para esse comportamento envolve mobilidade urbana e o aumento no preço dos fretes nas compras digitais. “As pessoas estão preferindo comprar nos centros, perto de casa. Na internet, o frete tem pesado nas compras e como é um tíquete médio menor, as pessoas dão preferência para as lojas de rua”, pontua.
Consumidores optam por pagar em PIX para evitar dívidas
Outro destaque está relacionado ao gasto médio e forma de pagamento dos consumidores. Para adquirir os presentes, os consumidores entrevistados projetam um gasto médio de R$ 172,37 com o presente. Esse valor indica alta de 1,3% em relação ao ano anterior, quando o valor médio somou R$ 170,13.
Já a forma de pagamento mais utilizada será à vista (com preferência por pagamentos em PIX) que será realizado por 72,5% dos consumidores. As compras a prazo (com parcelamento de até três vezes) foi citada por 24,6% dos entrevistados que pretendem presentear no Dia dos Namorados.
“Viemos de um quadro de inadimplência muito alta. As pessoas que estão com as dívidas quitadas estão mais cautelosas, dando preferência para as compras à vista. É um tíquete médio que cabe no bolso para as pessoas pagarem à vista”, afirma Ana Paula Bastos.
Em relação à elevação do tíquete médio, a especialista conclui que devido ao aumento da inflação, os produtos já estão com preços mais elevados. “Por outro lado, a população está mais empregada e houve queda na inadimplência. As pessoas estão voltando para o mercado de consumo”, celebra.
Formas de pagamento mais utilizadas à vista
- Pix: 27,5%
- Cartão de débito: 19,6%
- À vista no crédito: 17,4%
- Dinheiro: 6,5%
- À vista no cartão da própria loja: 1,4%
Preço médio dos principais presentes
- Roupas: R$ 147,56
- Cosméticos: R$ 166,07
- Calçados: R$ 198,87
- Acessórios: R$ 135
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