Dia dos Namorados deve injetar R$ 2,08 bi no comércio de BH

O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, deve movimentar o comércio de Belo Horizonte. De acordo com pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), a data comemorativa pode injetar cerca de R$ 2,08 bilhões na economia da cidade. A movimentação ficará superior à registrada no Dia das Mães, quando o comércio da Capital ainda enfrentava medidas restritivas de funcionamento para conter o avanço da pandemia de Covid-19.
O presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, explica que os comerciantes estão mais confiantes e apostando no bom desempenho da data. Um dos fatores que vem estimulando o otimismo é o fato de o município ter recuado da onda roxa para a onda vermelha, que tem menos restrições.
“Ao contrário do Dia das Mães, para os Dia dos Namorados as medidas restritivas estão menores e os lojistas estão em condições de planejar as vendas, os estoques e pensando em estratégias para que as vendas sejam efetuadas”, disse.
A expectativa é de que o faturamento da data fique próximo a R$ 2,08 bilhões, que é superior aos R$ 1,9 bilhão movimentados no Dia das Mães.
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A maior parte dos comerciantes (51,8%) espera que as vendas fiquem maiores na data comemorativa quando comparadas com igual período do ano passado. Já em relação a 2019, antes da pandemia, os resultados do Dia dos Namorados em 2021 ainda serão inferiores.
“Estamos em um cenário ainda nebuloso. Com as altas taxas de desemprego e menor renda da população. Por isso, ainda não foi possível recuperar os mesmos índices de vendas de antes da pandemia”, explicou o presidente da CDL-BH.
De acordo com Souza e Silva, os consumidores ainda estão cautelosos em relação ao controle da pandemia e às consequências geradas. A possibilidade de uma terceira onda também traz insegurança, por isso, a tendência é de que a maior parte das compras seja efetuada à vista, evitando a postergação de dívidas.
Para 47,2% dos lojistas, os consumidores devem preferir o pagamento à vista no cartão de crédito. Em seguida, aparece a opção de parcelamento no crédito (40,2%) e pagamento no cartão de débito (9,3%).
Presentes
De acordo com a maior parte dos lojistas entrevistados, 29,3%, o setor de vestuário deve ser o mais procurado. Em seguida, vem o setor de calçados, aposta para 17% dos comerciantes, e acessórios como relógios, óculos de sol e bijuterias estão em terceiro lugar (14,7%).
Também estão entre os presentes que devem ser mais procurados, segundo 11,7% dos lojistas, as flores, cosméticos (11,7%), bombons, cestas de bombons ou de chocolates (10%), itens de decoração (8%), bolsas, malas ou mochilas (5,7%) e utensílios e utilidades domésticas (4%).
O presente no Dia dos Namorados deve ter um valor médio de R$ 132,59. “É um tíquete médio muito bom e que vai movimentar o comércio de Belo Horizonte. A data movimenta vários segmentos, o que também é muito importante. Além disso, o Dia dos Namorados é uma data que abrange variados públicos, casados, namorados, adolescentes e todos podem presentear na data”.
Segurança sanitária
Para garantir as vendas, os lojistas estão atentos às formas de evitar a proliferação da Covid-19, o que poderia provocar uma nova onda de fechamento das atividades econômicas.
De acordo com Souza e Silva, a CDL-BH tem trabalhado em campanhas de conscientização e estímulo para a adoção das medidas, como uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento social e limite de clientes por loja. A entidade também lançou um selo de Loja Segura, que mostra ao consumidor que o empresário e a equipe foram orientados a seguir todas as regras.
“O empresário precisa estar atento aos cuidados para evitar a proliferação da Covid-19. O consumidor tem dado atenção e preferido as empresas que estão adotando os protocolos. Isso traz segurança e favorece as compras”.
Para o Dia dos Namorados, os lojistas também estão mais atentos à importância da divulgação dos estabelecimentos e produtos. Para isso, grande parte tem investido nas redes sociais como principal ferramenta de promoção. Os aplicativos como Instagram, Whatsapp e Facebook são os canais mais utilizados para a divulgação.
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