Dia dos Namorados: plataformas digitais viram vitrine de varejistas

Celebrado anualmente em 12 de junho, o Dia dos Namorados se transformou em uma oportunidade valiosa para o comércio varejista. Isso porque durante o período que abrange a data, os apaixonados buscam expressar seus sentimentos presenteando seus parceiros com produtos simbólicos. Poucas épocas, inclusive, têm um impacto econômico tão significativo.
Neste ano, especificamente, de acordo com um estudo divulgado recentemente pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a data deve injetar R$ 2,15 bilhões somente na economia da Capital. Conforme outra pesquisa da entidade, o item mais procurado pelos consumidores deverá ser as roupas. A busca também deve ser alta por cosméticos e calçados.
Para atrair os clientes e aproveitar os momentos comemorativos para aumentar o faturamento, o varejo continua utilizando a tecnologia a favor dos negócios, em especial as redes sociais. Segundo a economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Gabriela Martins, muitos comerciantes já usam essas plataformas digitais para realizar vendas diretas aos clientes e para divulgar suas lojas.
“No caso da visibilidade, a tecnologia agrega bastante, pois consegue alcançar um maior número de pessoas. E mesmo que essa mudança já seja uma característica geral do comércio, o uso dessas ferramentas é potencializado pelas datas comemorativas”, frisa.
Comerciantes buscam atrair clientes
A sócia-diretora da Simone Modas, Jacqueline Bacha, comprova essa utilização. Para impulsionar as vendas, o estabelecimento divulga todas as ofertas e promoções em suas redes sociais e site. Com quase 53 anos de história, a empresa comercializa roupas femininas e masculinas, além de infantojuvenis, e fica situada em Belo Horizonte, sendo duas lojas no Centro e outras duas em Venda Nova.

“Aceitamos todos os tipos de cartões, Pix, dinheiro. Temos um site, Instagram e uma lista de clientes especiais que recebem as ofertas e novidades da loja em primeira mão todos os dias, por meio do WhatsApp. Assim que as mercadorias chegam e são lançadas no salão de vendas, avisamos imediatamente esses clientes. Então, utilizamos bastante nossas redes sociais, 24 horas por dia, e as vendas on-line estão funcionando”, destaca.
O proprietário da Moreira Calçados, Júlio Maia, também afirma que seu empreendimento utiliza as plataformas digitais, embora as vendas presenciais ainda representem a maioria dos negócios do ramo calçadista. Conforme ele, as redes sociais são usadas como meio de comunicação direta ao cliente e como forma de divulgação dos produtos. Com 26 anos de mercado, o grupo possui atualmente seis estabelecimentos, cinco em Betim e um em Igarapé.

“Nosso Instagram é bastante dinâmico e bem trabalhado, mas utilizamos mais para mostrar nossos produtos, pois a venda ocorre principalmente de forma presencial. Temos lojas de ruas e lojas de shopping, então atraímos para os nossos endereços. E hoje temos tipos bem distintos de consumidor. Temos aquele que olha na internet e vem comprar na loja. E temos o cliente que vem à loja, experimentam, e compram pela internet”, ressalta.
Integração de canais melhora qualidade e agilidade no atendimento
O masterfranqueado da Adcos Dermocosméticos, Guerra Filho, diz que o grupo, por ser uma renomada marca e ter uma franquia bem estruturada, já concentra boa parte de seus investimentos em inovação e tecnologia. A companhia, presente na maioria dos estados do Brasil, vende cosméticos com altas concentrações de ativos para gerar tratamentos eficazes.

Responsável por quase todas as lojas de Minas Gerais, incluindo shoppings como Pátio Savassi e Diamond Mall, ele afirma que a rede possui programas instalados nos celulares das dermoconsultoras e parametrizações entre o sistema e as plataformas, buscando otimizar o atendimento para torná-lo mais assertivo e qualitativo. Além disso, afirma que a Adcos, por meio de uma integração de canais, oferece uma experiência completa para seus clientes.
“O omnichannel proporciona facilidades para o nosso cliente, de forma que ele pode comprar através da plataforma e retirar o produto nas lojas, ou realizar a compra se o produto não estiver disponível na loja física e recebê-lo em casa, ou até mesmo comprar diretamente com nosso dermoconsultor e também recebê-lo em casa. Isso tudo traz muito conforto e praticidade para o nosso consumidor”, afirma.
Ouça a rádio de Minas