Saiba quais são os presentes favoritos para o Dia dos Namorados em BH

O Dia dos Namorados está chegando e muitos casais da capital mineira já estão em busca do presente ideal para celebrar a data. Um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) revela que roupas e cosméticos são os mais procurados neste ano, com 40,4% e 24% dos entrevistados, respectivamente.
Logo em seguida, aparecem os calçados (19,3%), acessórios (13,5%), bolsas, malas e mochilas (9,9%), guloseimas como chocolates e bombons (8,2%) e também cestas com quitutes (5,8%). Além disso, outros 5,8% dos entrevistados afirmaram que irão criar algo simbólico para presentear o(a) parceiro(a) no Dia dos Namorados.
Quanto ao valor que os consumidores estão dispostos a desembolsar para adquirir os presentes, a pesquisa apontou para uma média de R$ 170,13 por item, sendo que a média será de um presente. Isso representa uma elevação de 10,6% em comparação ao valor investido no Dia das Mães deste ano, que foi R$ 153,81.
Análise do tíquete-médio dos quatro itens com maior saída frente a 2022:
Roupas: 2023 – R$ 142,03 | 2022 – R$ 187
Cosméticos: 2023 – R$ 179,26 | 2022 – R$ 138
Calçados: 2023 – R$ 154,72 | 2022 – R$ 187
Acessórios: 2023 – R$ 179,63 | 2022 – R$ 146
A pesquisa entrevistou 200 pessoas da capital mineira, entre os dias 15 e 26 de maio, e também revelou que 41,5% dos consumidores pretendem comemorar a data especial indo a um bar ou restaurante.
As outras opções de comemorações citadas foram: refeição especial em casa (19,9%); ir ao cinema, teatro ou museu (5,3%); motel (4,1%) e viagem romântica (2,9%). Outros 15,8% disseram que não iriam comemorar o Dia dos Namorados.
Preço pode influenciar o consumo
Entre os consumidores, 21,1% afirmaram que a principal influência para o fechamento de uma compra é o preço. Já para 15,2% é a educação e cortesia dos funcionários. Além desses, fatores como a agilidade no atendimento (13,5%), credibilidade da loja (5,8%), conforto (5,8%) e desconto em frete (5,8%) também são levados em consideração no momento da compra.
Mais da metade dos entrevistados (70%) afirmaram que fazem pesquisa de preços dos produtos em mais de uma loja antes de realizar a compra. Além disso, 94,5% disseram que perceberam aumento dos preços dos itens.
O presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, conta que os consumidores estão mais atentos ao histórico de preços e, por isso, o lojista não deve realizar remarcações muito elevadas. “Mantenha boas estratégias de preço para que o negócio se mantenha competitivo”, recomenda.
Quanto à preferência para finalizar a compra, 47,5% dos entrevistados disseram pesquisar e comprar em lojas físicas. Logo em seguida, aparece pesquisar e comprar em loja on-line (36,6%).
Já 9,4% relataram que possuem o costume de pesquisar em lojas físicas e comprar pela internet. Enquanto 6,5% disseram fazer o oposto, pesquisar nos site e comprar na loja física.
A maioria dos entrevistados (54,4%) afirmou que pretende realizar as compras em lojas físicas, sendo 28,1% em shopping center e 26,3% em estabelecimentos de ruas e centros comerciais. Outros 38,6% disseram que irão utilizar a internet e 5,9% irão adquirir os produtos com pequenos comerciantes autônomos.
A pesquisa também revelou que 72,5% dos consumidores não pretendem realizar suas compras para o Dia dos Namorados no mesmo estabelecimento que compraram no ano anterior.
Compras à vista serão tendência neste Dia dos Namorados
Quanto às formas de pagamento, 76% dos consumidores pretendem pagar à vista. Dentre eles, 27,5% optaram pelo cartão de débito, 20,5% pelo cartão de crédito à vista, 16,4% no PIX, 11,1% no dinheiro e 0,6% à vista no cartão da loja.
A economista da CDL-BH, Ana Paula Bastos, destacou o crescimento de 429% do PIX em relação a 2022. “De forma geral, a intenção de pagamento à vista continua sendo a mais preferida. Isso nos mostra que os consumidores estão evitando se endividar a longo prazo e, quando o tíquete-médio for maior, estão dispostos a parcelar as compras”, analisa.
Por outro lado, 24% dos entrevistados devem optar pelo pagamento parcelado no cartão de crédito, com uma média de três parcelas.
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