Economia

Dia dos Pais: 60% dos comerciantes de Minas serão impactados pela data, e maioria está otimista com as vendas

Produtos como roupas, bebidas, carnes, kits e cestas estão entre os principais itens que mais serão comercializados, segundo pesquisa da Fecomércio-MG
Dia dos Pais: 60% dos comerciantes de Minas serão impactados pela data, e maioria está otimista com as vendas
Foto: Diário do Comércio/Arquivo/Alessandro Carvalho

O Dia dos Pais, data comemorada no segundo domingo de agosto, que neste ano cai no dia 11, deve afetar 60,3% dos comerciantes mineiros neste ano.

É o que mostra um estudo do Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), com 407 comerciantes de todo o Estado, divulgado nesta segunda-feira (22).

Dentre os varejistas impactados pela data comemorativa no Estado, 55,2% esperam que as vendas sejam melhores em 2024, em relação ao ano anterior.

O percentual é menor que o observado nos dois anos anteriores, mas supera o resultado obtido no período pré-pandemia, em 2019, época em que 47,90% dos varejistas possuíam expectativas positivas em relação a 2018.

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“Nos primeiros anos posteriores à pandemia, a expectativa de vendas se dava por meio de uma base fraca, em que qualquer incremento nas vendas era sinalizado por um crescimento expressivo das expectativas de vendas melhores”, justifica a economista da entidade, Gabriela Martins.

Neste ano, portanto, o processo retornou à sua normalização, “sendo que as expectativas de vendas melhores são reais, sendo um bom termômetro para o comércio varejista”.

De acordo com a pesquisa, entre as razões ligadas à espera de um crescimento maior na comercialização, estão:

  • o otimismo – 43,8%;
  • aumento do volume de vendas – 34,8%;
  • novos produtos – 13,4%;
  • valor afetivo da data – 13,4%.

Para atrair mais clientes, os donos de negócios apostarão em diversas estratégias, sendo as principais:

  • realizar promoções – 35,5%;
  • divulgar em redes sociais – 34,3%;
  • utilizar propagandas – 19,2%.

Produtos que serão mais vendidos no Dia dos Pais

Ainda segundo a pesquisa, produtos como roupas, bebidas, carnes, kits e cestas são as principais mercadorias com maior volume de vendas.

E, para 38,4% dos comerciantes, o tíquete médio custará entre R$ 70,01 e R$ 200.

O comércio eletrônico será usado por 65,3% dos empresários entrevistados. E 76,7% dos comerciantes optaram por usar seus estoques de produtos, valor maior que o percentual de varejistas que buscam investir em itens específicos para o Dia dos Pais (23,3%).

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