Dia dos Pais: 60% dos comerciantes de Minas serão impactados pela data, e maioria está otimista com as vendas

O Dia dos Pais, data comemorada no segundo domingo de agosto, que neste ano cai no dia 11, deve afetar 60,3% dos comerciantes mineiros neste ano.
É o que mostra um estudo do Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), com 407 comerciantes de todo o Estado, divulgado nesta segunda-feira (22).
Dentre os varejistas impactados pela data comemorativa no Estado, 55,2% esperam que as vendas sejam melhores em 2024, em relação ao ano anterior.
O percentual é menor que o observado nos dois anos anteriores, mas supera o resultado obtido no período pré-pandemia, em 2019, época em que 47,90% dos varejistas possuíam expectativas positivas em relação a 2018.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Nos primeiros anos posteriores à pandemia, a expectativa de vendas se dava por meio de uma base fraca, em que qualquer incremento nas vendas era sinalizado por um crescimento expressivo das expectativas de vendas melhores”, justifica a economista da entidade, Gabriela Martins.
Neste ano, portanto, o processo retornou à sua normalização, “sendo que as expectativas de vendas melhores são reais, sendo um bom termômetro para o comércio varejista”.
De acordo com a pesquisa, entre as razões ligadas à espera de um crescimento maior na comercialização, estão:
- o otimismo – 43,8%;
- aumento do volume de vendas – 34,8%;
- novos produtos – 13,4%;
- valor afetivo da data – 13,4%.
Para atrair mais clientes, os donos de negócios apostarão em diversas estratégias, sendo as principais:
- realizar promoções – 35,5%;
- divulgar em redes sociais – 34,3%;
- utilizar propagandas – 19,2%.
Produtos que serão mais vendidos no Dia dos Pais
Ainda segundo a pesquisa, produtos como roupas, bebidas, carnes, kits e cestas são as principais mercadorias com maior volume de vendas.
E, para 38,4% dos comerciantes, o tíquete médio custará entre R$ 70,01 e R$ 200.
O comércio eletrônico será usado por 65,3% dos empresários entrevistados. E 76,7% dos comerciantes optaram por usar seus estoques de produtos, valor maior que o percentual de varejistas que buscam investir em itens específicos para o Dia dos Pais (23,3%).
Ouça a rádio de Minas