Produtos queridinhos do Dia das Mães sofrem com até 78% de tributação

Levantamento realizado pela Sovos, especialista em soluções para o compliance fiscal, com dados do Impostômetro revelou que a tributação sobre alguns dos produtos mais procurados para o Dia das Mães pode chegar a até 78%.
Os produtos de beleza, acessórios e vestuário são alguns dos que lideram o ranking de bens mais tributados no País. Os artigos também estão entre os mais vendidos durante este período do ano.
Entre os acessórios, os relógios aparecem como líder de tributação, com 56,14%. Logo em seguida, vêm as joias, com os impostos sendo responsáveis por 50,44% do preço final do produto.
Outro destaque são as bijuterias, com 43,36%. Os óculos de sol, outro item com grande procura na data, também encabeçam a lista de mais tributados da categoria, com 44,18%.
Opção por itens nacionais pode aliviar custo
Já na categoria de beleza, os especialistas da Sovos recomendam que os consumidores optem por produtos nacionais. Isso porque estes possuem uma carga menor de tributos. Para efeito de comparação, os perfumes (78,99%) e maquiagens (69,53%) importadas lideram o ranking de tributação entre os bens de beleza. Enquanto os perfumes e maquiagens nacionais aparecem com 69,13% e 69,53% de impostos no preço final, respectivamente.
Outro produto fortemente tributado é o campeão de vendas no Dia das Mães: os tênis. Enquanto o tênis importado tem percentual de 58,59% de tributação, a alternativa nacional conta com apenas 44%.
“A máxima acaba valendo para grande parte dos produtos, já que a incidência de tributos sobre os produtos importados é expressivamente maior do que a dos nacionais. Para exemplificar, alguns dos tributos que incidem sobre produtos importados são o II (Imposto de Importação), o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), PIS/Pasep-Importação, Cofins‑Importação, além do valor acrescido de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Por isso, é válido apostar na criatividade e pesquisar alternativas ao presente usual. Um almoço em restaurante, por exemplo, possui 32,31% de porcentagem de tributação, e ingressos para o teatro ou cinema, 20,85%”, explica o Tax Director da Sovos Brasil, Giuliano Gioia.
Motivos variados
O economista Guilherme Almeida explica que um dos motivos para o fato de os produtos de beleza, acessórios e vestuários contarem com uma tributação mais elevada é porque eles não são considerados como bens de primeira necessidade, diferentemente dos alimentos e medicamentos. Ele ainda destaca que, dentro dessas categorias, existe o recorte dos bens de luxo, que acabam sofrendo com impostos ainda mais elevados.
Outro fator citado por Almeida é o fato de os consumidores estarem mais dispostos a pagar mais caro por estes itens, principalmente nesta época do ano. “Isso acaba permitindo que o governo imponha impostos mais altos sem afetar significativamente a demanda. Porque os consumidores vão continuar a comprar estes produtos mesmo mais caros”, explica.
O economista ainda aponta um terceiro motivo, a proteção do mercado nacional. Ele conta que os governos acabam impondo tarifas mais elevadas em produtos importados com o objetivo de proteger a indústria nacional. A medida acaba tornando os produtos internacionais mais caros em favor dos nacionais.
A expectativa para o Dia das Mães este ano é alta. Segundo levantamento realizado pela plataforma de soluções de pesquisa Opinion Box, em parceria com a BornLogic, 78% dos entrevistados pretendem presentear alguém na ocasião, gastando entre R$ 50 e R$ 200.
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