Comerciantes de BH estão otimistas para o Dia dos Namorados

Os comerciantes de Belo Horizonte estão confiantes quanto às vendas neste Dia dos Namorados. Ao todo, 60,3% acreditam que a movimentação deste ano será melhor que em 2022. A expectativa é de que a data injete, portanto, R$ 2,15 bilhões na economia da capital mineira.
Outros 21% dos empresários acham que será igual e 18,7% pensam que as vendas e as movimentações serão piores que as mesmas na data do ano anterior. Os dados fazem parte da pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).
A maioria dos lojistas (45%) disse que irá aumentar seus estoques frente ao mesmo período de 2022, visando a atender à demanda do Dia dos Namorados. Por outro lado, 39% afirmam que vão manter o mesmo nível e o restante (15,4%) deve diminuir seus estoques para esta data.
O levantamento também revelou que 82,3% dos comerciantes vão utilizar o Instagram para potencializar as vendas do Dia dos Namorados. Outros 72,8% irão apostar no WhatsApp, Facebook (16,7%), Tik Tok (1%) e tráfego pago (0,3%). As demais estratégias adotadas serão decoração da vitrine (31,1%), site da empresa (29,2%), boca a boca (13,1%), carro de som (1%).
Os empresários também citaram outras estratégias para atrair os clientes, como a divulgação dos produtos (80,3%) e a flexibilidade ou facilidade de pagamento (40%). A variedade de produtos (38,7%) e o atendimento qualificado (16,4%) são outras apostas que serão adotadas pelos lojistas na data.
Produtos com mais saída
Entre os comerciantes da Capital, 37% acreditam que as roupas devem liderar as vendas para a comemoração do Dia dos Namorados. O produto é seguido pelos calçados (19%), flores (8,9%), bolsas e mochilas (8,5%). Acessórios, chocolates e artigos de decoração estão empatados com 8,2%. Produtos personalizados (7,9%), joias ou bijuterias (5,6%) e produtos de beleza (5,2%) completam o ranking.
Os comerciantes também esperam que os consumidores gastem, em média, R$ 181,66 por presente. A maioria dos empresários do setor varejista (79,9%) estima que cada consumidor compre um produto apenas. O tíquete-médio deste ano, porém, deve ser 0,9% maior que o registrado no ano anterior, que foi de R$ 180,00.
Os três itens com maior aposta de vendas registraram aumento no tíquete-médio em comparação ao último ano. O tíquete-médio das roupas é de R$ 221,62, 50,8% acima do observado em 2022; o previsto para os calçados é de R$ 228,47, representando um aumento de 51,3%; já o das flores deverá ser de R$ 102,58, elevação de 2,6%.
Já sobre a expectativa de gastos dos casais para a data, 49,2% dos entrevistados na pesquisa acreditam que será maior que 2022. Outros 29,5% esperam que seja igual e 21,3% consideram que deverá ser menor que no último ano.
Formas de pagamento
Entre os lojistas da cidade, 48,5% acredita que a maioria dos consumidores deve optar pelo pagamento parcelado no cartão de crédito, com uma média de quatro parcelas. Já o formato de pagamento à vista no cartão de crédito deve ser a segunda opção (35,4%), seguida por PIX (11,1%) e cartão de débito (3,9%).
A CDL-BH entrevistou 305 comerciantes de Belo Horizonte entre os dias 28 de abril e 16 de maio para a realização da pesquisa.
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