Economia

Shoppings movimentaram R$ 4,4 bilhões em todo o País no Dia dos Namorados

Dados são do Segundo levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)
Shoppings movimentaram R$ 4,4 bilhões em todo o País no Dia dos Namorados
Ticket médio dos consumidores brasileiros nos shoppings atingiu R$ 226,39 no Dia dos Namorados, segundo a Abrasce | Foto: Divulgação PMU

Os shopping centers brasileiros movimentaram R$ 4,43 bilhões durante a semana do Dia dos Namorados (de 6 a 12 de junho), representando um crescimento de 5,6% em comparação com o mesmo período de 2024. O desempenho positivo é ainda mais expressivo considerando a leve retração de 1,7% no fluxo de visitantes. Os dados são do Segundo levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Entre os principais indicadores do período, destaca-se o aumento de 8,1% no ticket médio, que atingiu R$ 226,39. Do ponto de vista regional, o Norte (R$ 267,21), Sul (R$ 235,17) e o Centro-Oeste (R$ 230,03) apresentaram tíquetes médios superiores à média nacional (R$ 226,39). Os resultados demonstram não apenas a disposição dos consumidores em gastar mais nas compras comemorativas, mas também a efetividade das estratégias promocionais, campanhas temáticas e experiências oferecidas pelos shoppings em datas sazonais.

Na análise regional, o Sudeste liderou em crescimento de vendas (+7,4%) e no ticket médio (+8,9%), consolidando-se como a principal força de consumo nacional. Já o Nordeste, com retração mínima de apenas 0,1% no fluxo de visitantes, foi o destaque em termos de resiliência no público circulante. As demais regiões também registraram crescimento nas vendas, com destaque para o Sul (6,2%), seguido pelo Centro-Oeste (3,9%), Nordeste (1,6%) e Norte (1,5%).

“O desempenho do setor no Dia dos Namorados confirma a relevância dos shopping centers para o comércio e para a economia brasileira. Mesmo em um ambiente de desafios macroeconômicos, os empreendimentos mantiveram alta capacidade de atração e conversão de vendas, reafirmando seu papel como polos completos de consumo, lazer e serviços”, destaca o presidente da Abrasce, Glauco Humai.
As categorias mais procuradas nos shoppings durante a data foram vestuário, calçados e artigos esportivos, que tiveram crescimento de 7,7%, seguidas por óticas e joalherias (5,9%) e o varejo alimentício especializado – que inclui chocolaterias, docerias, delicatessens e cafés – com alta de 4,6%.

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Outro ponto relevante é a comparação com o varejo de rua. Enquanto as vendas em shoppings subiram 5,6%, o comércio de rua cresceu apenas 1,2% no mesmo período. Além disso, ao comparar o ticket médio das lojas de shopping com as lojas de rua, a diferença foi de 124,26% em 2025, o que evidencia a maior capacidade de geração de valor do setor.

“Datas comemorativas como o Dia dos Namorados são momentos estratégicos para o setor. Os resultados reforçam que os shoppings sabem como inovar e adaptar sua oferta para atrair o consumidor moderno, equilibrando compras presenciais com experiências e conveniência”, conclui Humai.

A pesquisa foi realizada com base em dados da Cielo, Ipsos e Mais Fluxo, compilados e analisados pela equipe da Abrasce.

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