Economia

Dia dos Pais: 39% dos moradores de BH vão presentear alguém

Pesquisa feita pela CDL/BH revela como o belo-horizontino deve consumir no Dia dos Pais
Dia dos Pais: 39% dos moradores de BH vão presentear alguém
Foto: Reprodução/Adobe Stock

Um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) mostra que 39% dos consumidores da capital mineira pretendem presentear alguém no Dia dos Pais deste ano. A maioria, cerca de 65,4%, deve deixar a compra para a semana que antecede a data e o pagamento deve ser feito à vista, principalmente via Pix. 

O tíquete médio estimado é de R$ 226,77, valor 42% maior do que o registrado em 2024,  quando o preço médio era de R$ 159,91. Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, os dados indicam disposição para o consumo, mas com cautela. “O consumidor está disposto a investir no presente, mas com consciência. Tanto que a maioria está atenta às variações de preços e vai pagar à vista”, afirma.

Conforme a pesquisa, 63,8% dos entrevistados pretendem pagar à vista, entre os quais 24,4% disseram que vão pagar com Pix, 19,2% com dinheiro, 16,7% com cartão de débito e 12,8% com cartão de crédito à vista. Já o parcelamento no cartão de crédito aparece em 20,5% das respostas, com média de três parcelas. 

Roupas, cosméticos e calçados lideram preferência

Entre os itens mais escolhidos, as roupas lideram a lista, mencionadas por 50% dos entrevistados. Na sequência, aparecem os cosméticos (19,2%) e os calçados (17,9%). Outros produtos, como eletrônicos, artigos esportivos, utensílios domésticos e itens de decoração, foram lembrados por 1,3% dos consumidores.

Os valores médios dos principais presentes são:

  • Roupas: R$ 204,90
  • Cosméticos: R$ 303,60
  • Calçados: R$ 176,90
  • Acessórios: R$ 225,00

Lojas físicas concentram maioria das compras

A maioria dos consumidores, cerca de 65,4%, deve realizar as compras em lojas físicas. Na escolha do local de compra, os fatores mais citados foram a localização, mencionada por 20,5% dos consumidores, o preço, com 16,7%, e a qualidade no atendimento e nos produtos, citada por 12,8%.

Quanto à escolha do presente, influenciam principalmente o desejo da pessoa presenteada, apontado por 30,8% dos entrevistados, a qualidade do item, com 26,9%, a necessidade do presenteado, com 23,1%, e a presença de descontos, mencionada por 19,2%.

Comemorações e gastos

Além do presente, 93,2% dos consumidores afirmam que devem comemorar a data com um almoço em casa. A ida a restaurantes foi citada por 13,6%. O gasto médio com a celebração é estimado em R$ 240.

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