Economia

DIÁRIO DO COMÉRCIO INTEGRA MINAS

DIÁRIO DO COMÉRCIO INTEGRA MINAS
Crédito: Adobe Stock

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Polo vendeu 600 milhões de peças

A cidade de Juruaia está em festa. O seu polo da moda íntima está completando 31 anos em 2023. A “pequena gigante” é um orgulho mineiro pela potência de seu complexo industrial, que está atingindo o marco de mais de 600 milhões de peças vendidas. Não é à toa que mais de três décadas após a fundação do polo, Juruaia ficou conhecida como a capital da moda íntima. O que começou com apenas duas fábricas, atualmente contabiliza mais de 200 confecções que estarão participando da maior feira de moda íntima do Brasil, a 26ª Edição da Felinju, de 20 a 22 de abril. (Folha Regional – Muzambinho)

Poços tem cursos gratuitos sobre tecnologia

A PUC Poços, por meio do projeto de extensão Alc@nce-TI, está ofertando diversos cursos e palestras relacionados à área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As inscrições são gratuitas e abertas a toda a população. As atividades se iniciarão na próxima terça-feira (18) com opções nos formatos presencial e remoto (on-line ao vivo). Três trilhas estão disponíveis, todas compostas por cursos e palestras: a de informática básica e pacote Office 365, com turmas nos turnos da tarde e da noite; a de noções sobre suporte de TI, com uma turma no período da tarde; e a de desenvolvimento web e testes de software, com uma turma também no período da tarde. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Unelagos faz contatos pelo Mar de Minas

Representantes da Unelagos estiveram em Belo Horizonte para compromissos em prol do Mar de Minas. A primeira reunião foi com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Tadeu Martins Leite. Ele destacou que a melhor maneira para que a Casa apoie a Alago, na ação ajuizada contra a Agência Nacional de Águas, para que a mesma altere a outorga, que é o documento que autoriza e dá as diretrizes do uso da água, que Furnas possui e que permite que o Lago seja livremente operado. (Jornal Últimas Notícias – Formiga)

Negócios para idosos aumentam em JF

Entre 2012 e 2021, o número de idosos que vivem no Brasil aumentou 39,8%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Em Juiz de Fora, a estimativa do IBGE é de que a população com 50 anos ou mais seja de 133.373 mil pessoas – cerca de 23% da população total. Os dados alertam para a necessidade de se investir em produtos que atendam às demandas dessa faixa etária, que é vista como parte de um mercado promissor. Nesse sentindo, surge o termo economia prateada ou economia de longevidade, cujo conceito refere-se a um segmento econômico que envolve todos os bens e serviços consumidos por pessoas com 50 anos ou mais. Na cidade, parte dos negócios já se volta para esse público. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Guaxupé tem 1ª estação de recarga

Guaxupé acaba de ganhar as duas primeiras estações de recargas para carros elétricos – ou ev charging station. A iniciativa é do empresário do setor elétrico, Geovani Magalhães, CEO do GSE Group, empresa localizada no Polo Industrial, em Guaxupé. Segundo o empresário, a ideia é difundir os benefícios da eletrificação na mobilidade urbana, por meio de veículos PHEV (híbridos plug-in) e BEV (totalmente elétricos), além de componentes, infraestrutura e serviços ligados à mobilidade, como estações de recargas, além de componentes e infra-estrutura e serviços. (Mídia Brasil – Guaxupé)

Ipatinga incentiva o Trilhas do Futuro

A administração de Ipatinga anunciou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais está com inscrições abertas, dentro do projeto Trilhas do Futuro, para mapeamento de demandas por ocupações de trabalho e formação profissional. Este mapeamento tem como objetivo identificar a carência de profissionais qualificados com formação técnica para ocupar determinadas vagas no mercado de trabalho. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Dijalma Matos, o mapeamento será de grande importância para nortear investimentos no município. (Jornal Diário do Aço – Ipatinga)

Acesso à Serra Negra terá investimentos

Em parceria com o governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), o município de Olaria recebeu um grande investimento que será viabilizado em uma importante estrutura. O Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira é uma atração turística de grande importância na região e Olaria terá um dos acessos principais ao parque. Através de licitação, foi possibilitado o investimento para a execução da obra de calçamento de parte da estrada do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira. Com o investimento no valor de R$ 6 milhões, a primeira parte da obra contemplará aproximadamente 7,9 km do acesso. (Jornal Panorama – São Lourenço)

Passense vai presidir a Embrapa

A pesquisadora passense Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá vai ser a primeira mulher a assumir a presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na quinta-feira (6), o ministro de Agropecuária e Pecuária, Carlos Fávaro, endossou a indicação. Silvia é doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e está no quadro de pesquisadores da Embrapa desde setembro de 1989. (Folha da Manhã – Passos)

Projeto de Lei destinará cota-parte ao Fundo Municipal de Turismo

A Prefeitura de Formiga encaminhará à Câmara Municipal para apreciação um Projeto de Lei que almeja aprovação para que a administração municipal possa destinar percentual da cota-parte da compensação financeira pela exploração de recursos hídricos (“Royalties da Água”) ao Fundo Municipal de Turismo (Fumtur). Com a aprovação do projeto, o município poderá destinar ao Fumtur até o limite de 5% dos “Royalties da Água”, da seguinte maneira: 1% em 2023; 2% em 2024; 3% em 2025; 4% em 2026 e 5% em 2027. Os depósitos serão feitos mensalmente. (Jornal Últimas Notícias – Formiga)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas