Economia

Diário do Comércio lança nova marca e renova projeto gráfico

Processo de criação, liderado pela Greco Design, demorou cerca de 90 dias
Diário do Comércio lança nova marca e renova projeto gráfico
O Diário do Comércio inicia as comemorações dos 92 anos com novos produtos no mercado | Crédito: Diário do Comércio / Mara Bianchetti

Abrindo as comemorações do 92º ano, a serem completados em outubro, o Diário do Comércio lança nesta terça-feira (4) sua nova marca e projeto visual para a versão impressa e digital. A caminho do centenário, em um país em que cerca de 40% das empresas encerram suas atividades antes de completar cinco anos, é mais do que uma façanha, é um conjunto de determinação, coerência ao longo do tempo, relacionamentos pautados na honestidade, espírito republicano, defesa da democracia e muito trabalho árduo em nome do jornalismo profissional.

A nova marca, criada pela Greco Design, reúne o símbolo de porcentagem (%) – utilizado para representar a proporção de uma parte em relação a um todo, indicando quantidades ou taxas em termos de centésimos –, e a vírgula, usada para separar orações, isolar elementos adicionais, separar adjetivos e indicar pausas na leitura.

A combinação desses elementos matemáticos e de escrita representa, segundo a gerente de Projetos de Design da Greco, Flávia Siqueira, a integração dos números comentados, destacando o impacto dos números na história de um povo. Ao todo, o desenvolvimento da marca e dos projetos para o portal e o impresso demorou cerca de 90 dias.

Yvan e Adriana Muls
Yvan e Adriana Muls: novo projeto resgata história da empresa | Foto: Diário do Comércio / Arquivo

“O projeto busca criar elementos gráficos que abrangem toda a história e o compromisso do jornal com seus leitores, por meio de uma identidade que transmite a autoridade construída e consolidada ao longo dos anos, capaz de dialogar com públicos distintos. É natural que, quando uma empresa chega a um momento como esse, ela faça uma análise de tudo o que foi construído. Uma nova marca vem com a intenção de mostrar o lugar que a empresa passa a ocupar, trazendo um reposicionamento. A nova marca contempla a tradição, mas também tem um frescor, revisitando toda a história do Diário do Comércio”, explica Flávia Siqueira.

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Para isso, elementos tradicionais como a cor azul, por exemplo, foram mantidos. Assegurando a modernização da marca do Diário do Comércio, porém, uma nova paleta de cores vibrantes foi agregada, para garantir autoridade e funcionalidade tanto em meios impressos quanto digitais.

De acordo com a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, a nova marca de todo o projeto de identidade visual visa ampliar as conexões e possibilidades de acesso a conteúdos que vão além da dureza dos números, mas que são capazes de apontar causas e consequências, avaliar desdobramentos dentro e entre os setores, antecipar tendências, sem renunciar a uma apuração profunda, de um jornalismo propositivo e dos valores democráticos.

“O Diário do Comércio vive um momento muito especial. Há algum tempo estamos vivendo uma transformação muito intensa, não só do ponto de vista digital, mas também de produção de conteúdo. Agora lançamos uma nova marca que vem carimbar todo esse processo de transformação, mostrando que mais do que nunca o Diário do Comércio está mirando o futuro. O Diário do Comércio se apropria muito fortemente do seu propósito, da sua responsabilidade enquanto veículo de comunicação. Estamos muito empenhados em ser e exercitar cada vez mais um jornalismo que seja transformador por meio de conteúdos com temas importantes para Minas Gerais”, destaca Adriana Muls.

Para o diretor-executivo do Diário do Comércio, Yvan Muls, a nova marca reverencia a essência do Diário Comércio e também representa o momento pelo qual a empresa e a economia como um todo passam, ainda marcados pelos anos da pandemia da Covid-19 que impuseram a digitalização das relações pessoais e comerciais em um ritmo jamais visto.

“Quando a gente fala de essência, falamos do que o Diário do Comércio fez ao longo dessas mais de nove décadas. O Diário se relaciona com o ambiente econômico desde a sua fundação, como o Informador Comercial, no coração da cidade. Acompanhamos todos os movimentos, da economia essencialmente agrária ao que temos hoje, com a economia do conhecimento, da inteligência, do compartilhamento e a economia verde. Nessas interlocuções entre os setores e agentes econômicos, participamos das transformações, contribuindo com os negócios de Minas Gerais”, avalia Yvan Muls.

O novo design do portal vem acompanhado de novas funcionalidades e conteúdos especiais. As redes sociais e canais digitais também ganham projetos visuais próprios valorizados pela nova marca. Na versão impressa, a nova diagramação confere às matérias e reportagens especiais leveza e modernidade.

Portal ganha ferramentas mais modernas e seguras

O portal do Diário do Comércio vem acompanhado de novas funcionalidades e conteúdos especiais a partir de hoje, 4 de junho. As redes sociais e canais digitais também ganharam projetos visuais próprios valorizados pela nova marca. Na versão impressa, a nova diagramação confere às matérias e reportagens especiais leveza e modernidade.

“Os formatos digitais e o impresso são complementares. Trazemos relevância, credibilidade, tradição e profundidade junto com a inovação da transformação digital. Acreditamos no conteúdo e na informação enquanto instrumento de orientação, de interlocução. O Diário do Comércio é um hub de encontros e também de reflexão para questões que são essenciais a esse ambiente econômico e também de promoção de negócios e oportunidades. Somos um mapa da economia de Minas Gerais”, destaca o diretor-executivo do Diário do Comércio, Yvan Muls.

O consultor de transformação digital e responsável pelo desenvolvimento do portal, Filipe Tomita, diz que o novo portal ganhou ferramentas mais modernas com o objetivo de tornar a experiência do usuário mais fluida, sem qualquer risco para a segurança. 

“Modernizamos as tecnologias atualizando os conceitos. Tudo foi pensado para uma experiência mais descomplicada principalmente nos dispositivos móveis, observando o comportamento dos consumidores de informação. Ao mesmo tempo, cuidamos da expansão dos recursos e da criação de novos modelos de negócios. O novo portal do Diário do Comércio permite essa expansão sem que tudo tenha que ser refeito, poupando tempo e racionalizando custos”, pontua Tomita. 

O consultor participou da criação do primeiro site do Diário do Comércio, ainda nos anos 2000. Hoje, o novo portal dialoga com a nova marca, criando uma identidade visual que valoriza o conteúdo e já aponta para novos produtos como podcasts, loja, universidade digital, entre outros, em um futuro próximo. 

“Todo o projeto olha para as novas marca e identidade visual com um elemento importante. O foco é sempre na usabilidade para o consumidor. Nesse projeto estamos voltados mais para o ‘como’ do que para o ‘o que’. O conteúdo pode variar – sempre dentro das características do Diário do Comércio –, mas o acesso precisa ser rápido, confortável e garantir a segurança do usuário, observando a legislação, sem que ele se sinta invadido ou perca a liberdade”, completa o consultor de transformação digital.

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