Economia

Bares e restaurantes de Minas esperam alta de 20% com o Dia dos Pais

Apesar do otimismo, setor enfrenta desafios
Bares e restaurantes de Minas esperam alta de 20% com o Dia dos Pais
Foto: Alessandro Carvalho / Diário do Comércio

O Dia dos Pais deve aumentar em 20% as vendas no setor de bares e restaurantes de Minas Gerais, acompanhando a média nacional. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com empresários do setor em todo o Estado mostra que os comerciantes estão otimistas.

De acordo com o estudo, a maioria dos empresários, 71%, espera faturar mais com a data neste ano do que no exercício passado. E, para os que abrirão no domingo em que se comemora o Dia dos Pais, 60% têm expectativa de aumento no faturamento em até 20%.

“Estamos confiantes de que, com as estratégias certas, conseguiremos alcançar nossos objetivos e proporcionar um Dia dos Pais de sucesso para nossos empreendedores e consumidores”, comentou a presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha.

Apesar de otimismo com Dia dos Pais, bares operam sem lucro e com dívidas

Entretanto, de acordo com Karla Rocha, a maioria dos estabelecimentos do Estado, 55%, está operando sem lucro. Destas, 21% tiveram prejuízo em julho e 34% operaram em equilíbrio.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Isso representa um desafio enfrentado pelo setor, que tem se equilibrado entre pagamento das contas e a alta do preço dos insumos”, alertou a presidente regional da Abrasel.

De acordo com os números da associação, 41% das empresas têm dívidas em atraso. Destas, 67% devem impostos federais, 45% estão inadimplentes com impostos estaduais e 29% devendo impostos municipais. Além disso, 32% possuem débitos com serviços públicos como água, luz, gás e telefone; 29% devem encargos trabalhistas e previdenciários e 28% têm empréstimos bancários em atraso.

Quanto aos parceiros, 18% estão em dívidas com fornecedores de bebidas e alimentos e 13% possuem débitos de aluguel. Além disso, 7% estão em atraso com pagamentos de empregados e 6% devem fornecedores de equipamentos e serviços.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas