Economia

Dicas para os supermercados alavancarem as vendas na Black Friday

Supermercados devem tentar atrair clientes que compram por oportunidade
Dicas para os supermercados alavancarem as vendas na Black Friday
Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Conhecida por descontos especiais em eletrônicos, eletrodomésticos, livros e uma diversidade de outros produtos, a tradicional Black Friday é uma oportunidade para alavancar as vendas dos supermercados. Pesquisa realizada pela Mfield sobre a expectativa de compra durante o período mostra que 32,2% da população brasileira pretende aproveitar os descontos disponíveis na data.

Prevista para a última sexta-feira de novembro, dia 24, a Black Friday deve movimentar o setor supermercadista, especialmente com as compras por impulso. O especialista em varejo alimentar, Leandro Rosadas, destaca que a data é uma chance para os donos de supermercados conquistarem clientes que buscam aproveitar descontos sazonais.

“São poucos os consumidores que se planejam para uma Black Friday nos supermercados, por isso, os supermercadistas precisam investir nas ações para aqueles que compram por oportunidade”, diz.

Embora exista uma data oficial, alguns varejistas prolongam os descontos por vários dias, semanas ou até durante todo o mês de novembro.

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O especialista em varejo alimentar, Leandro Rosadas, dá dicas para que os supermercados estejam preparados para a megapromoção | Crédito: Divulgação/Arquivo Pessoal

Confira dicas para melhorar as vendas dos supermercados na Black Friday

Planejamento

Criar, com antecedência, um cronograma com as tarefas necessárias, como por exemplo: negociação com fornecedor, preparação do estoque, treinamento de equipe, ornamentação de loja, definição de metas, data das ofertas, inventário do estoque, estratégias de marketing, entre outros.

Estoque

Com um bom levantamento do estoque e uma comparação com o ano anterior, é possível identificar excessos do estoque que poderão ser objeto de promoções mais vantajosas. Além disso, avaliar quais produtos justificam investimentos e os que serão as grandes apostas da Black Friday. É importante que o supermercado tenha, pelo menos, 15 dias de estoque dos produtos selecionados para vender no dia da megapromoção.

Diversificação

Realizar ofertas progressivas, combos de produto, frete grátis acima de um determinado valor e sorteios são algumas das opções para diversificar as promoções.

Formas de pagamento

Para captar um número maior de clientes, é importante que o supermercado esteja pronto para receber pagamentos via Pix, cartão de crédito e débito, vale alimentação. No dia da Black Friday ainda vale dar uma opção de parcelamento a partir de um valor estipulado.

Treinamento da equipe

Preparar o time para treinamentos especiais com foco na Black Friday. Explicar quais produtos estão em promoção, as formas de pagamento ou parcelamento, se haverá frete grátis. Estudar a possibilidade de aumentar o número de colaboradores no dia da promoção. É importante que os colaboradores estejam cientes de tudo o que vai acontecer de diferente naquele dia na loja.

Cross selling e upselling 

O uso efetivo dessas estratégias permite que o supermercado melhore a experiência do cliente na loja e, muitas vezes, vai fidelizá-lo. Além disso, aumenta o ticket médio e     diminui o estoque.

Ornamentação da loja

Usar cartazes, bolas e outras decorações que sinalizem que a Black Friday está acontecendo naquele dia. É importante que o layout esteja de acordo com as peças das redes sociais e com o site. Os canais precisam ter a mesma identidade visual. Os itens mais populares da Black Friday podem ser posicionados no fundo da loja. Dessa maneira, os clientes precisarão percorrer os corredores para alcançar o produto de interesse.

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