Economia

Estratégias para varejistas maximizarem vendas na Black Friday

Dentre as principais ações que devem ser adotadas pelos varejistas estão o planejamento e a opção de vendas on-line
Estratégias para varejistas maximizarem vendas na Black Friday
Dentre os produtos que se destacam na Black Friday estão os itens de beleza e perfumaria, eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo | Crédito: Paulo Pinto

A Black Friday é uma das temporadas de compras mais importantes do ano para os varejistas brasileiros. Apesar da origem nos Estados Unidos, o período caiu nas graças dos brasileiros. Prova disso é uma pesquisa realizada pelo Google, que revelou que dois em cada três consumidores do País almejam fazer compras durante a Black Friday deste ano.

Para conseguir atender à forte demanda e se destacar diante da concorrência, os lojistas terão que apostar em estratégias como a oferta de descontos atraentes e a melhoria das operações e infraestruturas.

O superintendente da Rede Itaú, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco, Luis Lima, explica que o sucesso dos varejistas está intrinsecamente ligado à sua capacidade de se preparar com antecedência. “Isso significa otimizar o estoque, a logística e a experiência do cliente tanto para as compras no ambiente físico quanto no on-line, antecipando-se às demandas da temporada”, explica.

Ele lembra que além das ofertas, para que os lojistas apresentem bons resultados durante a Black Friday, é necessário entregar valor, conveniência e estar atento a todos os pontos de contato com o consumidor, com o propósito de converter eventuais compradores em clientes leais.

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A Rede Itaú listou sete dicas para os varejistas maximizarem as vendas na Black Friday. Confira:

  1. Planejamento

    Para Lima, o planejamento é o ponto de partida para potencializar as vendas durante a Black Friday. Ao definir metas claras e objetivas, as equipes de vendas e marketing têm um direcionamento preciso, o que ajuda a manter o foco e otimizar os esforços para atingir resultados específicos.

    Além disso, é fundamental reconhecer quais produtos têm o maior potencial de venda e quais precisam de destaque. Outro fator importante é antecipar as demandas de logística e estoque para evitar problemas de falta de produtos e atrasos na entrega, garantindo que os clientes tenham uma experiência positiva durante a Black Friday.
  2. Precificação adequada

    Uma estratégia de precificação bem pensada pode garantir a lucratividade da temporada de compras, além de sua sustentabilidade a longo prazo. O especialista explica que essa ação poderá auxiliar na maximização dos lucros da empresa e no aumento das vendas, proporcionando mais previsibilidade.

    Para isso, é necessário calcular o preço para a Black Friday levando em consideração não apenas os custos e despesas envolvidos no produto ou serviço, mas também avaliar os preços que o mercado e os concorrentes estão oferecendo.

    A realização de pesquisas de preços, o monitoramento da concorrência e a renegociação com fornecedores para obter melhores condições e margens mais vantajosas são algumas das maneiras de obter sucesso na Black Friday.
  3. Diversificação das opções de pagamento

    Lima explica que é importante o varejista oferecer múltiplas formas de pagamento aos consumidores. Dentre as maneiras possíveis está o link de pagamento das vendas on-line, uma solução simples, prática, segura e possível de ser realizada em qualquer lugar.

    O Pix também é apontado como outra boa opção, devido a seu recebimento instantâneo, flexibilidade e o menor custo.

    A confiabilidade e segurança melhoram as chances de conversão de vendas.
  4. Vendas on-line e segurança na Black Friday

    O foco em estratégias de vendas on-line possui grande relevância no setor, devido à tendência de crescimento e a preferência dos consumidores por compras virtuais na Black Friday. Para se ter uma ideia, os dias 25 e 27 de novembro de 2022, as compras via e-commerce registraram um aumento de 38% no faturamento frente ao mesmo período do ano anterior. Já a quantidade de transações registrou alta de 21%, e o ticket médio, de 14%, segundo dados apurados pela Rede.

    Para atender essa crescente demanda, o varejista deve adotar soluções antifraudes que garantam uma experiência de compra segura e satisfatória. Contar com um parceiro antifraude altamente confiável, alinhado às expectativas da sua loja virtual, é fundamental, com um alinhamento de expectativa sobre taxas de aprovação e tempo de resposta.
  5. Monitoramento da taxa de conversão

    Outra ação que também possui um papel crucial nas compras on-line é o monitoramento da taxa de conversão, principalmente durante eventos de grande escala, como é o caso da Black Friday. Para Lima, a manutenção de uma alta taxa de conversão pode ser considerada vantajosa pelo fato de proporcionar aos consumidores uma experiência de compra mais fluida e impulsionar seus negócios.

    Cerca de 30% a 40% das transações são negadas devido a preocupações com identificação ou fraude. Portanto, é crucial melhorar a eficiência das transações, fornecer orientações para transações negadas e simplificar a página de pagamento para otimizar essa métrica e garantir uma experiência positiva para os compradores. A empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco possui uma taxa de conversão média superior a 90%, superando em cerca de 15 pontos a média do mercado.
  6. Se diferenciar da concorrência

    O lojista que pretende se destacar frente a concorrência precisa realçar os diferenciais da marca e produtos, ressaltando o que a torna única. Além disso, é importante oferecer promoções exclusivas que cativam os clientes, proporcionando um incentivo adicional para escolherem a empresa.

    Outra estratégia importante é atender necessidades de nichos de mercado específicos, desenvolvendo soluções que atendam a demandas exclusivas, colaborando para a construção de uma base de clientes fiéis, aumentando a competitividade no mercado.
  7. Investimento em tecnologia

    O investimento em tecnologia é outro tópico de extrema importância para enfrentar os desafios e atender a alta demanda durante eventos significativos como a Black Friday.

    É imprescindível que o varejista esteja preparado para solucionar problemas técnicos de forma ágil, garantindo que o site da empresa e aplicativos estejam otimizados para suportar cargas elevadas. A utilização de ferramentas como chatbots e inteligência artificial para o atendimento ao cliente também pode fazer toda a diferença, especialmente em momentos de grande movimentação.

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