Economia

Diretor da Aneel defende ampliação dos critérios para analisar qualidade serviço de energia

O diretor Fernando Mosna apresentou uma proposta de metodologia para ser aplicada na aferição de qualidade do serviço
Diretor da Aneel defende ampliação dos critérios para analisar qualidade serviço de energia
Foto: Divulgação

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse nesta terça-feira (22), em conversa com jornalistas, que sua defesa é ampliar os critérios de análise da qualidade de serviço de energia no âmbito da renovação contratual de 19 distribuidoras. Na reunião desta terça-feira, que terminou no fim desta tarde, o diretor Fernando Mosna apresentou uma proposta de metodologia para ser aplicada na aferição de qualidade do serviço.

“Havendo a possibilidade legal de analisar o serviço adequado, eu discordei do ponto de que um critério apenas é o suficiente. Eu coloquei outras perspectivas. Então, há um conjunto de análises e de componentes que poderiam ser incluídos na análise”, disse Sandoval Feitosa.

Ele citou que poderia ser considerado o indicador de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) em diferenciar parâmetros, incluindo o chamado DEC interno, que verifica duração das interrupções com exceção das ocorrência no sistema de transmissão.

Ele também cita como exemplo o Tempo Médio de Atendimento às Ocorrências Emergenciais (TMAE). Sandoval Feitosa negou que já tenha uma avaliação preliminar de quais empresas poderiam ser afetadas a partir de eventual ampliação do rol de critérios no processo de renovação.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Reportagem distribuída pelo Estadão.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas