Distrito Industrial de Brumadinho pretende diminuir dependência da mineração

Representantes de empresas de todo o País se reuniram na manhã de hoje na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a convite do Governo do Estado de Minas Gerais, da Prefeitura de Brumadinho, da própria Fiemg e da Vale, para o lançamento do projeto que tem como objetivo implantar o Distrito Industrial (DI) de Brumadinho.
A iniciativa prevê atrativos para empresas interessadas e com potencial de se instalar na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O custeio do evento faz parte das obrigações da mineradora Vale presente no acordo de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem localizada na cidade, em 2019.
A criação do Distrito Industrial pretende contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e a geração de emprego e renda no município atingido por aquele que é considerado um dos maiores desastres ambientais da mineração no País.
“Nosso objetivo principal é reduzir a dependência do município em relação à mineração, a partir da diversidade econômica, atraindo indústrias de diversos setores e empresas de serviços complexos. Sabemos que minerar é preciso, mas o minério um dia acaba. O distrito era um sonho que hoje está sendo realizado“, disse o prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para a implantação do DI, diversas ações vêm sendo desenvolvidas, como a urbanização de uma área de cerca de 1 milhão de metros quadrados, que será dotada de infraestrutura de ponta.
Além disso, o projeto visa fortalecer o ambiente de negócios da região, por meio da capacitação de mão de obra especializada, bem como a capacitação de empreendedores locais, a modernização da legislação municipal e o incremento do setor da Economia Criativa.
Ouça a rádio de Minas