Economia

Divinópolis Summit reúne inovação, tecnologia e empreendedorismo no Centro-Oeste mineiro

Cronograma contempla temas atuais e importantes, como usos da inteligência artificial, debates sobre economia e estratégias de crescimento
Divinópolis Summit reúne inovação, tecnologia e empreendedorismo no Centro-Oeste mineiro
Integra a programação do evento debates sobre desenvolvimento, tecnologia e inovação | Foto: Reprodução Adobe Stock

A segunda edição do Divinópolis Summit será realizada no dia 1º de novembro, de 8h30 até 18h, na Faculdade Anhanguera, em Divinópolis. A idealização desse encontro que reúne o melhor em tecnologia, empreendedorismo e inovação é da Prefeitura Municipal de Divinópolis e Sebrae Minas, com diversos apoiadores, dentre eles, a Agência Novo Oeste, que integra a programação por meio de debates sobre desenvolvimento e inovação. O cronograma é diversificado e contempla temas atuais e importantes, como usos da inteligência artificial, debates sobre economia, estratégias de crescimento etc.

A programação do evento foi dividida em dois auditórios (verde e vermelho), que irão apresentar temas relacionados à tecnologia e inovação, com debates, palestras, painéis, mostra de startups, salas de mentoria, dentre outras atividades.

Cada eixo temático conta com palestrantes atuantes na área: Francisco Saboya, por exemplo, é atração confirmada para tratar sobre Ecossistemas de Inovação: Estratégias de Desenvolvimento da Economia Local e Alfredo Soares realizará Mentoria Exclusiva com startups do programa Acelera Divinópolis. Os participantes, que se inscreveram de forma on-line, poderão absorver conhecimento com esses e demais especialistas presentes no Divinópolis Summit.

Paulo Granjeiro, que é professor na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Campus Dona Lindu e atua no Ecossistema de Inovação do Novo Oeste, é um dos responsáveis por um painel sobre Cooperação, Capital e Conexão – A Trilha de Desenvolvimento do Inova Novo Oeste. Ele reforçou a importância do Divinópolis Summit para realizar conexões importantes entre governo, academia e empresas, de modo que terão “palestras com convidados muito especiais, Pitch e Pitch Invertido, onde empresas discutem seus problemas e buscam soluções de startups e pesquisadores”.

Para ele, “este é um evento para fortalecer o ecossistema, integrar e conectar os atores, a fim de pensar ações para o desenvolvimento econômico, social e sustentável”.

Participando do mesmo painel sobre Trilha de Desenvolvimento, Igor Cardoso, que atua como Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e integra a Agência Novo Oeste, traça o evento como a consolidação de uma agenda estratégica para o desenvolvimento e inovação local e regional. “Trata-se de uma oportunidade única de conectar empreendedores, investidores, lideranças públicas e privadas em um ambiente de troca real, onde surgem ideias, parcerias e soluções concretas”, explica.

Ele disse acreditar que, a partir do Divinópolis Summit, serão incentivados negócios, projetos e políticas públicas com grande potencial transformador. “Tenho certeza que será um grande passo na construção de uma Divinópolis mais inovadora, conectada e protagonista em Minas Gerais”, conclui. O evento, apoiado pela Agência Novo Oeste, cria, portanto, um cenário perfeito para unir aprendizado, negócios e conexões estratégicas.

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas