Doação pode beneficiar centenas de pacientes no Hospital da Baleia

O prazo para declarar o Imposto de Renda referente a 2022 começou nesta quarta-feira, e uma das obrigações de empresas e de cidadãos do Brasil é estar em dia com a Receita Federal. Mas você sabia que é possível fazer dessa obrigação um ato de solidariedade? Caso haja pagamento de imposto, o contribuinte poderá destinar parte do valor a causas sociais para ajudar milhares de pessoas. Ao realizar a declaração do IR, basta determinar que o valor a ser pago ao leão seja enviado para programas sociais que se enquadram nas categorias.
O imposto solidário pode ajudar, por exemplo, o Hospital da Baleia – instituição hospitalar filantrópica referência em Minas Gerais há quase 80 anos e que atende a pacientes de 88% dos municípios mineiros, sendo 95% via Sistema Único de Saúde (SUS).
Há mais de 20 anos, a instituição sofre com o não reajuste na tabela de procedimentos do SUS. Os valores recebidos pelo Baleia não condizem com o custo e necessidades do hospital, causando uma defasagem no sistema. Ao receber a doação vinda do tributo, a instituição poderá ajudar a garantir a manutenção dos tratamentos de saúde, ampliar atendimentos e cuidados e levar conforto para pacientes e familiares. Neste rápido vídeo, a superintendente de Mobilização e Recursos do Hospital da Baleia, Danielle Ferreira, explica como fazer a doação.
Dois projetos do hospital serão beneficiados com as doações do Imposto de Renda. O projeto Provendo o cuidado e proteção ao idoso e envelhecente busca promover, ampliar e qualificar a oferta de atendimento humanizado e multidisciplinar para essas pessoas em diversas áreas. Fortalece os vínculos da pessoa idosa com seus familiares por meio de oficinas de artes plásticas mensais, garantindo qualidade de vida.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Já o projeto Ressignificando vidas de crianças e adolescentes com deformidades da coluna de forma integral pretende realizar cirurgias ortopédicas e o incremento de ações para este público. A proposta prevê ainda a garantia dos atendimentos realizados antes, durante e após as cirurgias de deformidades na coluna pelo período de 24 meses.
Como funciona o imposto de renda solidário
Para destinar o Imposto de Renda, pessoas jurídicas e físicas podem participar, porém, cada um contribui com valores de porcentagem diferentes. Contribuintes que realizam a declaração no período anual podem destinar 3% do tributo a ser quitado. Em ambos os casos, só é permitida a destinação ao escolher o modelo completo de declaração. Nas destinações feitas por meio de PJ (pessoa jurídica), porém, o limite permitido é de 1%.
Em ambas as situações, os valores destinados são descontados, ou seja, ao invés de serem designados ao governo, o valor é transferido para uma entidade beneficente escolhida através dos fundos criados para receber e distribuir os recursos financeiros com foco em realizar as atividades ou projetos municipais voltados para a população.
Passo a passo
Para aqueles que realizam declaração completa no período anual e desejam destinar até 3% do tributo, basta seguir o passo a passo abaixo.
1 – Selecionar Opção de Tributação – Por deduções Legais (somente assim aparecerá a possibilidade de destinação direta).
2 – Passo 2– Em Fichas da Declaração selecionar “Doações Diretamente na Declaração”
3 – Passo 3– Após selecionar a opção, uma nova janela com duas abas irá se abrir e você poderá escolher com qual fundo deseja contribuir, Fumid ou FDCA.
4 – Após selecionar a opção desejada clique em novo e, em seguida, selecione em tipo de fundo “municipal” e escolha a cidade de Belo Horizonte e o valor será preenchido automaticamente.
5 – Com o preenchimento finalizado, clique na aba imprimir e selecione “Darf– Doações diretamente na Declaração” para emitir o Darf e realize o pagamento até o último dia útil de maio.
Em caso de dúvidas, ligue para (31) 3489-1680 ou acesse hospitaldabaleia.org.br.
Ouça a rádio de Minas