Economia

Dólar à vista fecha em baixa de 0,05%, a R$4,7291 na venda

Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,11%, a 4,7415 reais
Dólar à vista fecha em baixa de 0,05%, a R$4,7291 na venda
Foto: REUTERS/Yuriko Nakao

São Paulo – O dólar à vista fechou o último dia de julho próximo da estabilidade no Brasil, em uma sessão marcada pela disputa entre investidores comprados e vendidos na moeda norte-americana até o início da tarde e pelo avanço da divisa ante outras moedas fortes no exterior.

O dólar à vista fechou o dia cotado a 4,7291 reais na venda, com leve baixa de 0,05%. Em julho, a moeda norte-americana acumulou queda de 1,25%.

Na B3, às 17:10 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,11%, a 4,7415 reais.

A manhã foi marcada no mercado de câmbio brasileiro pela disputa entre investidores pela formação da Ptax de fim de mês.

A Ptax é uma taxa de câmbio calculada pelo Banco Central com base nas cotações do mercado à vista e que serve de referência para a liquidação de contratos futuros. No fim de cada mês, agentes financeiros costumam tentar direcioná-la para níveis mais convenientes às suas posições, sejam elas compradas (no sentido de alta das cotações) ou vendidas em dólar (no sentido de baixa).

Com a Ptax definida no início da tarde, em 4,7415 reais na venda, a moeda norte-americana passou a oscilar mais livremente. No entanto, ela se manteve muito próxima da estabilidade na maior parte do tempo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas