Confira três dicas para reduzir as despesas com o veículo próprio

Os preços dos combustíveis e os gastos com manutenção são preocupações não só para empresas frotistas, mas também para quem depende do veículo próprio para se deslocar e, principalmente, trabalhar.
O diretor da Excel, empresa especializada em gerenciamento de combustível e gestão de frotas, Carlos Eduardo Silva, cita três dicas importantes para reduzir consumo e reparos, amenizando também os gastos financeiros com transporte.
1. Calibragem correta de pneus
A calibragem adequada dos pneus é um cuidado simples, mas extremamente importante. “Manter a pressão correta, de acordo com as especificações do fabricante do veículo, proporciona um desgaste uniforme dos pneus, o que aumenta sua durabilidade e reduz os custos com trocas prematuras. Além disso, pneus calibrados corretamente melhoram o desempenho do veículo, ajudam a reduzir o consumo de combustível e aumentam a estabilidade, tornando a condução mais segura”, destaca o especialista.
2. Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é essencial para garantir o bom funcionamento e a longevidade do seu veículo. Seguir corretamente as recomendações do fabricante, como trocas periódicas de óleo, revisão dos freios, sistema de arrefecimento e filtros, ajuda a evitar falhas inesperadas que podem causar grandes transtornos, como a quebra do veículo em momentos críticos. Além de garantir segurança e confiabilidade, essa prática evita prejuízos financeiros com reparos corretivos, que geralmente são mais caros.
3. Cuidados na direção do seu veículo
Ao cuidar da forma como dirige, o motorista não só evita acidentes como também garante maior vida útil ao veículo e economia no dia a dia, aproveitando da melhor forma a potência e os recursos oferecidos pelo automóvel.
Colaborador
Ouça a rádio de Minas