Economia

PBH publica edital para adequações no entorno do Mineirão

Entre as obrigações da empresa vencedora, estará a construção de uma pista automobilística temporária
PBH publica edital para adequações no entorno do Mineirão
Circuito será montado no entorno do estádio do Mineirão | Crédito: PBH / Reprodução Licitação

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lançou nesta terça-feira (9) o edital de licitação para as obras de adaptação no entorno do estádio do Mineirão, na região da Pampulha, para a realização da etapa da Stock Car Pro Series em agosto deste ano. O documento publicado no Diário Oficial do Município (DOM) prevê valor teto de até R$ 23,8 milhões para os serviços.

Os trabalhos no local serão custeados com recursos da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. A empresa vencedora da licitação será aquela que oferecer o valor mais baixo. Serão desclassificadas as propostas que apresentarem preços inexequíveis ou que permanecerem acima do orçamento estimado para a contratação.

As empresas interessadas em participar terão até às 13h59 do dia 25 de janeiro para enviar as propostas. Os projetos deverão ser encaminhados por meio eletrônico.

A vencedora terá o dever de realizar obras de adaptações no entorno do Mineirão para a utilização do local como circuito automobilístico temporário. Dentre as melhorias da infraestrutura previstas estão: a restauração funcional do pavimento e dispositivos de segurança para o evento.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Além disso, também estão previstos trabalhos de reconstituição do mobiliário urbano, infraestrutura de acessibilidade e drenagem, que serão removidas para a prova automobilística, devolvendo ao local as condições preexistentes após a realização da etapa da Stock Car em Belo Horizonte.

O edital e seus anexos encontram-se disponíveis para acesso dos interessados no site da PBH e no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

Impacto da Stock Car na economia de Belo Horizonte

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), a realização do Grande Prêmio de Belo Horizonte poderá gerar um impacto de até 0,08% no Produto Interno Bruto (PIB) da Capital em 2024.

Já a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) calcula que a Stock Car trará até R$ 284,6 milhões para a economia do município ao longo dos cinco anos de realização. Por fim, a categoria deve impactar diretamente na geração de emprego e renda e na atração de investimentos para a capital mineira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas