Programa do Sebrae e da PBH vai alavancar pequenos empreendedores da moda

As inscrições para o edital do programa Minas Moda Autoral já estão abertas e vão até o dia 21 de janeiro. O edital seleciona 30 pequenos negócios da capital mineira, ligados aos segmentos de vestuário, moda íntima, acessórios, calçados, bijuterias e joias para um programa gratuito que promete acelerar os negócios autoriais no próximo ano.
A iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte objetiva identificar e alavancar novas marcas mineiras que reúnam originalidade e potencial para expandir no mercado da moda. Assim, as inscrições se estendem a empreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE) formalizados (com CNPJ) na capital mineira. Além disso, precisam atuar nos segmentos da moda autoral, ramo que prioriza a originalidade, personalização e criatividade dos designs.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, explica o processo do programa, que seguirá a mesma linha do ano anterior, em que os empreendedores selecionados passarão por uma imersão em seu propósito inicial, percebendo a necessidade de reinventar seus negócios.
“Nosso objetivo é tornar os pequenos empreendimentos da moda autoral aptos para enfrentar os desafios atuais do setor, permitindo-lhes acessar novos mercados, construir uma identidade e um posicionamento da marca, compreender as necessidades do seu público-alvo, comunicar-se de forma eficaz com seus clientes, além de estimular a criatividade no processo de desenvolvimento de coleções e novos produtos”, afirma Silva.
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Os classificados também farão um pitch de seus negócios, após a avaliação das informações do formulário e do material enviado para inscrição, trata-se de uma apresentação presencial rápida de 5 minutos para uma banca de jurados, que vai escolher as 30 empresas aptas a participarem do programa. Os selecionados serão divulgados no dia 5 de fevereiro.
Para a secretária municipal adjunta de desenvolvimento econômico de Belo Horizonte, Chyara Sales Pereira, a intenção é transformar a capital mineira em um “celeiro” da moda autoral.
“O programa é o primeiro passo para uma ‘resistência’ à forma como a moda foi pensada durante tanto tempo, respeitando as diferenças e diversidades, que também se somam. A moda tem muitas faces e é um mercado gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico. Por isso, que nossa iniciativa vai além da moda industrial, feita em alta escala, queremos dar oportunidade para potencializar os pequenos negócios da cidade que investem em produtos exclusivos e que destacam toda a nossa mineiridade”, enfatiza Chyara Pereira.
Moda Autoral e Integra Moda
O programa Minas Moda Autoral compõe a estratégia estadual do Sebrae Minas para o segmento: o Integra Moda. A iniciativa é direcionada para as expertises de diferentes segmentos da moda, com o objetivo de fomentar o setor no Estado e fortalecer os polos produtivos.
Durante quatro meses de aceleração, de fevereiro a junho de 2024, o programa Minas Moda Autoral oferece workshop, mentorias coletivas e consultorias individuais on-line e presenciais, com carga horária de 56 horas por empresa.
Por meio de inteligência de dados, melhoria na gestão dos pequenos negócios e incentivo a políticas públicas que beneficiem o setor, o programa busca afirmar Minas Gerais como “Estado da Moda” e rota de comércio.
“Nesse trabalho, o papel do Sebrae Minas é entender o movimento do segmento e da sociedade e apresentar aos pequenos empresários o que há de mais novo em tendências, mercado, gestão, marketing, entre outros temas. Para alcançar esse objetivo, é preciso construir com parceiros, como a Prefeitura de Belo Horizonte, programas direcionados para, modalidades do segmento, respeitando e ativando as vocações locais”, justifica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
A etapa de capacitações do Minas Moda Autoral será dividida em quatro. A primeira será sobre o processo criativo de moda, voltado para o desenvolvimento da criatividade, habilidades manuais, descoberta de estilos e talentos pessoais, além da capacidade de pesquisa.
Na próxima fase de criação, os participantes serão estimulados a desenvolver novos produtos de uma coleção baseada em pontos estratégicos para comercialização, análise de dados, viabilidade produtiva e direcionamento da identidade estética.
Já na terceira etapa do programa, serão apresentadas estratégias de comunicação e posicionamento da marca, potencializando a identidade da empresa, a geração de valor e o relacionamento com os clientes em diferentes canais.
Por fim, será feito um mapeamento e gestão das atividades do processo de desenvolvimento de produtos, análise sobre a conformidade da proposta de valor oferecida ao mercado, além da adequação da oferta para o consumidor.
*Estagiária sob supervisão da edição
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