Economia

Egressos do Sistema Prisional de Juiz de Fora estão se capacitando em curso de pequenos reparos

Egressos do Sistema Prisional de Juiz de Fora estão se capacitando em curso de pequenos reparos
Crédito: Divulgação/Sejusp

Dezoito egressos do Sistema Prisional, sendo 17 homens e uma mulher, estão se capacitando nesta semana no curso de Pequenos Reparos – Hidráulica e Elétrica e Oficina de Empreendedorismo. As aulas acontecem na sede do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) de Juiz de Fora e são oferecidas pela Associação Mineira de Educação Continuada (Asmec). A qualificação representa uma oportunidade para aqueles que acabaram de deixar o sistema prisional e encontram barreiras para entrar no mercado de trabalho.

O curso é custeado pelo PrEsp, por meio de verba de emenda parlamentar. O progama é gerenciado pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Além das aulas, os egressos também recebem material didático, lanche e auxílio transporte.

O objetivo da capacitação é qualificar profissionalmente e contribuir para a inclusão no mercado de trabalho ou auxiliar na geração de renda desse público. Os cursos propostos pelo PrEsp consideram as especificidades dos egressos e buscam, também, o desenvolvimento de talentos, além do aprimoramento de habilidades, contribuindo assim para a prevenção à criminalidade.

Essa é a terceira turma do projeto, que pretende profissionalizar mais de 330 egressos e outros 170 nas oficinas de empreendedorismo. A ideia surgiu a partir das demandas apresentadas pelas próprias pessoas acompanhadas pelo PrEsp.

Belo Horizonte foi a primeira cidade a receber o curso, que também já foi promovido em Contagem. Outras oito cidades serão contempladas: Betim, Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Uberaba e Uberlândia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas