Eletrodomésticos são os produtos mais demandados nesta Black Friday em Belo Horizonte

Os eletrodomésticos e os eletrônicos são os produtos mais procurados entre os belo-horizontinos nesta Black Friday, com 41,2% e 30,9% dos consumidores, respectivamente. Isso é o que aponta a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
Além destes, os móveis (22,1%) e os calçados, cosméticos e roupas, todos com 17,6%, também estão entre os mais demandados na capital mineira. Em seguida aparecem:
- utensílios domésticos (5,9%);
- acessórios como óculos, joias e relógios (2,9%);
- pacotes de viagens e produtos alimentícios (2,9%)
- e bicicletas, bijuterias, itens de decoração, jogos eletrônicos, livros, papelaria e produtos farmacêuticos – todos empatados em 1,5%.
Essa lista de produtos apresenta grande diferença se comparada com a da pesquisa divulgada na semana passada, realizada com os lojistas da cidade; onde 54,3% dos empresários entrevistados apontaram para as roupas como os itens com mais saída no período. Em seguida vinham: calçados (13,8%), móveis (12,1%), itens de decoração (6,9%) e brinquedos (6%).
Compras da Black Friday são mais caras e parte de ‘lista de desejo’
O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, destaca que as compras da Black Friday são caracterizadas pela aquisição de bens de maior valor agregado e uso pessoal.
“Enquanto nas demais datas os consumidores compram presentes para outras pessoas, na Black Friday eles se presenteiam. Por isso, o tíquete tende a ser um pouco maior”, explica.
Dentre os consumidores que vão aproveitar esse período, mais da metade (54,4%) dos entrevistados afirmam que pretendem adquirir um produto da “lista de desejos” e 23,5% querem comprar itens de necessidade com valor mais baixo e, assim, economizar nas compras de supermercado.
Além disso, outros 16,2% disseram que pretendem atualizar um item que já possuem e 4,4% garantem que irão aproveitar as promoções independente do desejo ou da necessidade.
Apesar de valor maior, intenção de compra na Black Friday despenca
Quanto à intenção de compra, o estudo apresentou uma queda frente ao observado no mesmo período do ano anterior. Enquanto, na Black Friday de 2023, 74,8% dos consumidores entrevistados mostraram-se propensos a realizar alguma compra, neste ano apenas 34% afirmam ter intenção de adquirir algo.
O grupo dos que não vão comprar nada nesse período representa 34,5% dos consumidores da capital mineira. Dentre os motivos mais citados, o destaque fica para a desconfiança quanto aos descontos oferecidos, com 29% dos entrevistados; além da atual situação financeira, com 15,9%.
Outros 23% demonstraram estar indecisos quanto ao interesse de adquirir algum item na Black Friday. A maioria (69,9%) das pessoas desse grupo disse não saber se as ofertas, realmente, compensam. Além disso, 32,6% também destacam a atual situação financeira.

Expectativas quanto aos preços na Black Friday
De acordo com o levantamento, os consumidores da Capital que pretendem ir às compras estimam adquirir até quatro produtos durante a data promocional. Considerando o fato de que o gasto com cada item será, em média, de R$ 236,99, o investimento total será em torno de R$ 947,96 por pessoa.
Os meios digitais foram apontados por 38,2% dos belo-horizontinos como principal fonte para pesquisa de preços; seguidos pelas lojas físicas (32,4%) e por ambos os lugares (26,5%).
A expectativa de 36,8% dos consumidores da Capital é de que os preços nesta Black Friday possam ser menores que os registrados no mesmo período de 2023. No entanto, outros 32,4% acreditam que os valores serão superiores e 29,4% esperam que o cenário seja parecido com o do ano passado.
Vale lembrar que, na pesquisa realizada com os varejistas, 65,5% dos lojistas de Belo Horizonte esperavam que a maioria dos consumidores optasse pelo pagamento parcelado no cartão de crédito, em até cinco vezes; outros 25% destacaram a opção à vista no cartão de crédito.
Quanto ao local onde essas pessoas pretendem realizar as compras, a maioria (79,4%) respondeu que prefere as lojas físicas, com destaque para as lojas de rua ou do Centro de Belo Horizonte, com 30,9% dos consumidores.
As compras online foram citadas por 45,6% e 4,4% pretendem comprar diretamente no site de suas marcas favoritas. As redes sociais e os grupos ou aplicativos de ofertas são a preferência de 4,45%.
“A Black Friday tem uma presença muito forte no digital. Mas ela se amplia para o varejo físico de muitas formas, especialmente para aqueles consumidores que pesquisam no online e compram na loja. Nossa pesquisa mostrou que este será um comportamento de 16,3% dos clientes nesta data”, aponta Souza e Silva.

Formas de pagamento e controle de gastos
O pagamento à vista será a forma mais adotada entre os belo-horizontinos nesta Black Friday, com 79,1% dos consumidores, tendo o dinheiro e o Pix como os meios mais citados, ambos com 20,6% dos entrevistados. Outros 10,3% disseram que pagaram suas compras via cartão de débito e 2,9% farão isso à vista no crédito.
Para 24,3% dos entrevistados, o pagamento à vista serve para manter o controle dos gastos. Outros motivos que levaram a essa decisão foram: comodidade ou praticidade e ausência do cartão de crédito, ambos empatados com 16,2%.
Já 44,1% optaram pelo parcelamento no cartão de crédito, com uma média de quatro parcelas. Além disso, 1,5% sinalizaram o pagamento parcelado no carnê ou cartão da própria loja. Nesse caso, o motivo mais citado foi a própria possibilidade de parcelar o pagamento, mencionada por 48,5% dos consumidores; seguido do controle de gastos (19,4%).
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