Em Belo Horizonte, 40,8% dos consumidores devem comprar presentes para o Dia dos Pais

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG) com moradores de Belo Horizonte sobre intenção de compras para o Dia dos Pais mostra que 40,8% dos consumidores pretendem comprar presentes no comércio da Capital.
Conforme o levantamento, para 60% desse público, o presente de Dia dos Pais pode ter preços entre R$ 70 e R$ 200, e as compras são motivadas por promoções e atendimentos diferenciados. Já para 51% dos entrevistados, os preços elevados podem limitar o poder de compra.
Além disso, o atendimento inadequado foi apontado pelos participantes da pesquisa como um dos principais fatores que desestimulam a compra, seguido pela presença de lojas lotadas e pela escassez de variedade de produtos.
Fatores que limitam os gastos
A economista da Fecomércio-MG, Gabriela Martins, observa que o impacto do endividamento dos consumidores no cenário de vendas é um fator preocupante para as famílias, porém, os comerciantes seguem com otimismo. “O endividamento das famílias está muito alto, o que leva a um cenário de maior cautela. Quando os consumidores se deparam com preços altos, o desestímulo à realização de compras se torna ainda maior”, explica.
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Os principais fatores que limitam os gastos, conforme indicam os entrevistados, são:
- os preços elevados dos produtos (51%);
- o endividamento (15%);
- e a crise econômica (11,2%).
Apesar desses desafios, em comparação com o Dia dos Pais de 2023, 21,8% dos consumidores afirmam que devem comprar mais este ano. A maioria dos compradores (67,1%), antes de presentear, costuma realizar pesquisas sobre produtos e tendências, e 62,9% buscam informações sobre preços.
“Hoje, o dia a dia das famílias está muito agitado, e destinar um tempo para a pesquisa de preços e produtos pode acabar sendo inviável. Desta forma, notamos que boa parte dos consumidores fazem suas pesquisas em sites de lojas, em redes sociais e marketplace. Essas buscas permitem que os consumidores tenham acesso rápido e dinâmico às informações necessárias”, ressalta a economista.
Onde os belo-horizontinos vão comprar presentes?
Embora a pesquisa seja predominantemente digital, os respondentes afirmam que as compras ocorrerão, em sua maioria:
- nas lojas da vizinhança (36,5%);
- seguidas por lojas de shopping (22,9%);
- e lojas do hipercentro de BH (12,4%).
- Já os sites de lojas (12,4%) e marketplaces (11,8%) também se destacam, embora, em menor proporção.
Roupas estão entre os presentes mais procurados
Os itens de uso pessoal são os mais procurados para o Dia dos Pais, com 30,6% dos entrevistados optando por roupas. Os calçados são a escolha de 15,7%, e os perfumes somam 12,2%. Já os itens personalizados são a preferência de 11,4%.
Quanto ao momento da compra, 39,4% dos entrevistados planejam adquirir os presentes na primeira semana de agosto, enquanto 37,6% pretendem esperar até a semana do Dia dos Pais. Além disso, 20% dos que vão presentear anteciparam a compra para o mês de julho.
O cartão de crédito parcelado é a forma de pagamento preferida de 30% dos consumidores, seguido pelo cartão de débito (25,9%) e pelo cartão de crédito à vista (18,0%).
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