Em BH, quase 70% dos consumidores vão presentear mãe

A inflação pode subir, o poder de compra recuar, mas mãe é mãe. E no dia delas, os filhos não vão regatear. Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), junto a consumidores da Capital, mostra que 68% deles pretendem presentear suas mães, gastando, em média, R$ 126,61 – valor 21,1% maior que o do ticket médio em 2021.
“O consumidor tem se mostrado mais positivo em relação à comemoração do Dia das Mães. A flexibilização do isolamento social vai permitir que os tradicionais almoços da data possam acontecer. Com isso, a tendência é que o consumo aumente”, analisou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Porém, mesmo com a flexibilização das restrições e as medidas governamentais de incentivo ao consumo, como os saques de FGTS e o adiantamento do 13º salário dos aposentados, o cenário econômico atual deve afetar as vendas. “Já está afetando”, disse o superintendente da Associação dos Lojistas de Shopping Centers de Minas Gerais (AloShopping), Alexandre Dolabella.
“É lógico que esperamos uma melhora, afinal esta é a segunda data mais importante para o comércio. Mas a situação está complicada e as vendas estão muito aquém ante às de 2019. A inflação realmente corroeu os salários, afetando principalmente as camadas de renda mais baixa”, revelou Dolabella.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Segundo ele, o ticket previsto nos shoppings é até maior que o revelado pela pesquisa – R$ 140 – impulsionado pelo segmento de luxo, que sofre menos as adversidades econômicas. No entanto, para vender mais em todos os extratos da população, diz Dolabella, as lojas terão que apostar em promoções e ações de marketing.
Promoções
E é justamente isso que os centros de compras estão fazendo. Atentos a tanto amor filial no ar, os shoppings da Capital se desdobram em atrações para receber os compradores e promover experiências diferenciadas entre mães e filhos. A gerente de Marketing do Minas Shopping, Ana Paula Alkmim, acredita que o Dia das Mães será “excelente”, principalmente por causa das medidas econômicas do governo.
Para aproveitar a injeção desses valores no mercado, o shopping desenvolveu uma ação promocional que, segundo a gerente, tem sido bastante elogiada pelos clientes e pelos lojistas. A cada R$ 400 em compras, os clientes vão ganhar um voucher para almoçar no restaurante Coco Bambu, com direito a um acompanhante. Além disso, o cliente também concorre a um jantar de gala exclusivo para curtir com as mães.
“Com a pandemia, as pessoas passaram muito tempo em casa, sem frequentar lugares públicos e restaurantes; por isso, queremos oferecer essa experiência novamente aos nossos clientes. Acreditamos que esses fatores, sem dúvida, vão aquecer as vendas no período”, afirmou Ana Paula Alkmim.
Ela destaca que os lojistas do Minas Shopping têm oferecido condições vantajosas para pagamento, além de produtos a preços promocionais. “Já percebemos um aumento na movimentação nesta semana, mas, sem dúvida, o impacto será maior na próxima, pois domingo (1º de maio) o shopping não estará aberto devido ao feriado do Dia do Trabalhador”, explicou a gerente.
Otimismo
A gerente de Marketing do shopping Del Rey, Juliana Trindade, acredita que, após dois anos de um cenário atípico, em função da pandemia, a retomada do público e o sentimento de segurança vão contribuir para resultados próximos aos de 2019. “A data tem uma tradição e um peso afetivo muito grande. Há opções de presentes para todos os gostos e bolsos, além de experiências, como um momento de lazer ou almoço especial, que reforçam a importância da conexão entre mãe e filho. A oportunidade está aí e os lojistas precisam ser criativos e se reinventar para conquistar o consumidor”.
Ela contou que as lojas do Del Rey estão desenvolvendo diversas promoções, já que esta é uma estratégia para a entrada do cliente na loja. “De forma geral, os empresários preveem uma parte do seu estoque para trabalhar esse preço mais competitivo e, assim, atender quem está em busca de descontos”, revelou.
O shopping contratou uma equipe de promotoria para conduzir as ações de promoção, que incluem o sorteio de 20 Apple Watch até o dia 16 de maio. Um dos diferenciais deste ano é a contratação prioritária de mães moradoras da Vila Sumaré – comunidade localizada no entorno do centro de compras.
No Shopping Cidade, a partir de R$ 300 em compras, os clientes ganharão um colar da Morana e poderão escolher entre um dourado com pingente em pérola e outro prateado com pingente em zircônia, para as mamães de qualquer estilo ou personalidade.
No dia 7 de maio, véspera do Dia das Mães, haverá um papo de mãe para mãe com a pediatra e educadora parental Juliana Franco, que falará sobre “Maternidade consciente e seus desafios”. Depois, acontecerá uma troca entre as mamães, que poderão conversar sobre o tema e compartilhar suas experiências com a convidada.
A gerente de Marketing, Marcela Castro, acredita que a desobrigação do uso de máscara, definida esta semana pela prefeitura, fará o cliente se sentir mais seguro na hora da compra. “Além do que isso muda tudo na hora do atendimento”, destacou. A expectativa é de pelo menos 20% a mais de pessoas nos corredores do mall, o que, espera Marcela, se refletirá em um crescimento de 15 a 20% nas vendas, em relação ao ano passado.
No shopping Estação BH, a comemoração é dupla: além do Dia das Mães, o centro de compras também comemora 10 anos no mês de maio. No período que vai do dia 29 de abril a 19 de maio, os consumidores que comprarem a partir de R$ 400 nas lojas participantes ganham um brinde d’O Boticário para presentear a mãe, além de um número da sorte para concorrer a um Iphone 13 por semana.
“Queremos retornar, em forma de presentes, o apoio que recebemos dos clientes do empreendimento. Pensamos numa campanha em que todo cliente sai premiado e ainda concorre a 4 grandes sorteios. É um momento excepcional de retomada das vendas e, em especial, das celebrações em família, o que atribui ainda mais força à ocasião”, destaca a gerente de marketing do shopping, Letícia Pinho.
Ouça a rádio de Minas