Economia

Emater quer ampliar energia solar em propriedades rurais

Pequenos produtores terão uma fonte adicional de renda com a energia gerada pelos sistemas fotovoltaicos
Emater quer ampliar energia solar em propriedades rurais
O edital publicado pela Emater-MG pode ser acessado ao final desta reportagem | Crédito: Valle/Divulgação

As prioridades de sustentabilidade no âmbito rural podem ganhar um novo impulso por meio de um estímulo à utilização de energia solar em pequenas propriedades rurais. É que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) apresentou recentemente um plano visando a criação de um cadastro público de empresas e especialistas qualificados em instalar e avaliar sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

A proposta, aliás, visa estabelecer uma alternativa para ampliar o fornecimento de energia no meio rural, reduzindo os custos de produção e minimizando os prejuízos causados pela escassez de energia elétrica proveniente das concessionárias.

O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, ressalta que a energia fotovoltaica tem sido comum em grandes empreendimentos, mas enfatiza que os pequenos produtores também podem se beneficiar dessa tecnologia.  

“O produtor é quem irá contratar estas microusinas. Mas a Emater vai fazer uma análise da capacidade técnica das empresas e dos profissionais em atender a demanda no campo. Vamos ter uma listagem para disponibilizar aos interessados. O produtor terá a garantia de que a empresa cadastrada pela Emater preenche todos os requisitos necessários para o serviço a ser contratado”, diz Maia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Propriedades ruarais podem contar com suporte técnico da Emater-MG

Além disso, a Emater-MG garantirá a análise técnica das empresas e profissionais para atender à demanda no campo, oferecendo uma lista verificada para os interessados. O diretor de Infraestrutura da Emater-MG, Vitório Alves de Freitas destaca que, além de suprir as necessidades energéticas das propriedades rurais, os pequenos produtores terão uma fonte adicional de renda com a energia gerada pelos sistemas fotovoltaicos.

“Estamos trabalhando também para remunerar o produtor pelo excedente de energia que ele vai gerar, além daquela necessária para o seu consumo. Com a geração de energia limpa, estamos promovendo a sustentabilidade no campo, levando infraestrutura e tecnologia. Garantindo energia no meio rural você promove o desenvolvimento”, informa. Já o edital pode ser conferido, clicando aqui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas