Economia

Emplacamentos de veículos em Minas Gerais aumentam 26,95% em fevereiro

Desempenho do estado supera média nacional, impulsionado por automóveis e resiliência do setor
Emplacamentos de veículos em Minas Gerais aumentam 26,95% em fevereiro
Foto: Reuters / Ueslei Marcelino

Durante o mês de fevereiro, o número de emplacamentos de veículos em Minas Gerais aumentou 26,95% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao emplacar quase 56 mil unidades, entre automóveis, carros comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e outros, o setor segue forte no Estado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (5) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).

No Brasil, o cenário também é de alta, porém em ritmo mais lento. Na comparação anual, os emplacamentos aumentaram 4,1% em fevereiro e avançaram 5,7% no acumulado do ano. Em dados, no segundo mês do ano, foram 374,9 mil unidades contra 360 mil, em 2025. Já no bimestre, 741,6 mil unidades contra 701,4 mil no ano passado.

Quando considerado o primeiro bimestre de emplacamentos em Minas, a variação foi positiva em 22%, quando foram emplacados 100,331 mil veículos, número bem acima da média nacional. Tanto em fevereiro quanto no acumulado do ano, o aumento foi impactado pelo volume de emplacamentos de automóveis nos períodos. Ao todo, foram 34,3 mil unidades vendidas no segundo mês do ano e 56,2 mil no acumulado, contra 21,6 mil em 2025 e 38,7 mil, respectivamente.

Para o presidente da entidade, Arcelio Júnior, o desempenho demonstra capacidade de adaptação e resiliência do setor mesmo em um contexto de juros elevados. “Observamos um consumidor ativo e os segmentos de maior volume reagindo de forma consistente”, afirma.

Arcelio Júnior destacou ainda o Programa Carro Sustentável do governo federal que, em julho do ano passado, reduziu as alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros mais leves, econômicos e movidos a energia limpa. “Esse programa aumentou em quase 25% os emplacamentos incluídos na iniciativa”, ressalta o presidente.

Volume emplacado aumenta também na comparação mensal

Na comparação com janeiro, o volume emplacado no segundo mês do ano em Minas também aumentou (25,6%). Neste caso, com exceção de ônibus e motos que apresentaram retração, os outros segmentos apresentaram evolução.

Nessa base de comparação, Arcelio Junior destacou a evolução das vendas diárias. “Mesmo em um mês com 17 dias úteis, fevereiro registrou um desempenho superior a janeiro”, destaca. No caso de Minas, passando de 44,4 mil em janeiro para 55,8 mil unidades em fevereiro.

De acordo com a Fenabrave, os maiores avanços foram entre os automóveis, com expansão de 56,7%. Seguido pelo setor de caminhões (5,6%) e pelo de comercial leve (2%). Por outro lado, ônibus e moto retraíram 26,2% e 8,9%, respectivamente.

Apesar da recuperação apresentada no segmento dos caminhões, o setor ainda acumula retração na comparação anual (-40,8%) e no acumulado do ano (-41,8%). Nesse caso, a avaliação do presidente da Fenabrave é que, historicamente, o setor é mais sensível às condições macroeconômicas. “A decisão de investimento nesse segmento depende diretamente do custo do crédito e das expectativas em relação à atividade econômica”, observa.

Mercado de híbridos e elétricos segue avançando

No cenário nacional, a venda de veículos 100% elétricos foi o maior destaque. O número de unidades vendidas aumentou 106% no acumulado do ano. Os híbridos também avançaram com alta de 57% na comparação bimestral.

Na avaliação do presidente da instituição, Arcelio Junior, o avanço dos elétricos é consistente e estrutural. “A evolução tecnológica contribui para esse ritmo de crescimento”, avaliou.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas