Emplacamentos registram alta de 16,2% em janeiro em Minas Gerais
Os emplacamentos de veículos totalizaram 44.470 unidades em janeiro de 2026. Em Minas Gerais, o volume subiu 16,2% sobre igual mês de 2025. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) na terça-feira (3).
Com o resultado, o mercado automotivo continuou em trajetória positiva. No exercício passado, as vendas de veículos novos cresceram 9,6% no Estado em relação a 2024.
No Brasil, o cenário foi semelhante. Na comparação anual, os emplacamentos aumentaram 8% no acumulado de 2025 e avançaram 7,4% no primeiro mês deste ano.
Para o presidente da entidade, Arcelio Junior, o desempenho reforça a resiliência da demanda brasileira por veículos zero quilômetro, ainda que o ambiente de crédito siga mais restrito em função das taxas de juros elevadas. Vale citar que, na semana passada, o Banco Central (BC) manteve a Selic em 15% ao ano, o maior nível em quase duas décadas.
“O resultado confirma que o setor inicia 2026 com bases consistentes. Mesmo com menos dias úteis na comparação anual, observamos crescimento real do mercado, o que demonstra manutenção da demanda”, avalia. Diante da análise do executivo, cabe mencionar que janeiro deste ano teve 22 dias úteis, enquanto em janeiro do ano passado foram 23.
Vendas de comerciais leves e automóveis puxam avanço
O avanço registrado no início de 2026 em Minas Gerais foi puxado pelas vendas de automóveis e comerciais leves. Esse segmento somou 23.629 unidades comercializadas no mês, aumento de 23,8% frente a igual intervalo de 2025.
Os emplacamentos de motos subiram 8,19%, para 12.581 unidades, e também influenciou o desempenho, assim como a categoria “outros”, com 1.283 unidades e alta de 26,9%.
Por outro lado, o segmento de veículos pesados não deixou o resultado ser melhor. As vendas de ônibus e caminhões caíram 37,6%, totalizando 1.001 unidades. Do mesmo modo, as comercializações de implementos rodoviários recuaram 13,5%, para 354 unidades.
Volume emplacado diminuiu na comparação mensal
Na comparação com dezembro, o volume de veículos emplacados no Estado no primeiro mês do ano diminuiu 41,1%. Neste caso, com exceção das motos, cujos emplacamentos expandiram 5,6%, os demais segmentos apresentaram resultados negativos.
Segundo a Fenabrave, a maior retração ocorreu nas vendas de automóveis e comerciais leves, de 51,7%. Na sequência vieram as quedas de 22,7% em ônibus e caminhões, de 13,8% em implementos rodoviários e de 5,2% na categoria “outros”.
No País, os emplacamentos de janeiro recuaram 25,5% no confronto mensal. De acordo com a federação, a retração no período é típica e ocorre por reflexo da sazonalidade das férias e do menor ritmo da atividade econômica.
Vale lembrar que o setor projeta crescimento de 6,1% nas vendas em 2026, impulsionado, sobretudo por uma alta de 10% no número de motos emplacadas. Se a estimativa for atingida, terão sido comercializadas quase 5,3 milhões de unidades de veículos zero no País.
Ouça a rádio de Minas