Economia

Empreendedores da favela são recebidos na Cidade Administrativa

Selecionados para a primeira edição do evento tiveram um encontro com o governador Romeu Zema.
Empreendedores da favela são recebidos na Cidade Administrativa
Em reunião, empreendedores da favela compartilham histórias destacam a importância das periferias para a economia do Estado. Crédito: Daniela Maciel

A organização da primeira edição da Expofavela em Minas Gerais está a pleno vapor. O evento, marcado para os dias 15 e 16 de setembro, vai reunir mais de 100 empreendedores da favela no Sebrae Minas, na região Oeste.

Para marcar a importância da iniciativa, o governador Romeu Zema (Novo) recebeu um grupo de empreendedores na manhã de hoje, na sede do governo, na região de Venda Nova. Zema ouviu histórias de empreendedores da favela e destacou a importância das periferias para a economia do Estado.

Minas Gerais conta com quase dois milhões de empreendedores e cerca de 1.250 startups que movimentam mais de R$ 84 milhões anualmente. Parte desses números estão concentrados nas favelas e periferias do Estado. Só na Capital e sua região metropolitana são mais de 732 favelas, aglomerados e quilombos que fazem parte da economia de Minas.

“Eu me sinto bem entre esses empreendedores porque a maior parte da minha vida eu fui empreendedor nas cidades pequenas. Então, quero que contem com o nosso governo para fomentar o empreendedorismo e fortalecer as pessoas. Muitas vezes o Estado é visto, de forma errada, como o grande salvador da pátria, mas ele não consegue resolver tudo. Os países que deram certo contaram com o protagonismo da sociedade civil como vocês estão fazendo aqui”, afirmou Zema. 

Reunião com empreendedores da favela na Cidade Administrativa
Reunião contou com a presença do Governador Romeu Zema (NOVO) | Crédito: Daniela Maciel

Para a diretora da Expofavela Minas, Marciele Delduque, o encontro é importante porque é o reconhecimento do poder público sobre a potência desses territórios e dos empreendedores  da favela.

“Esse momento, com certeza, entra para a história mineira. Esses mineiros, ‘favelados’, cada um da sua região, tem a sua potencialidade e vem impactando a economia nacional. Estarmos aqui pautando as nossas potências e potencialidades, com todo o carisma que a favela tem. E isso é histórico!”, comemorou Marciele Delduque.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas